Mais um ano de títulos para Jirios Abboud, o ‘professor’ das duas rodas

Em 2018 ele foi bicampeão brasileiro e tri mineiro de motovelocidade e ainda campeão mineiro de Enduro FIM, mas sua história no esporte começou há quase 40 anos. Ele é da época em que o Bar do Marcinho, tradicional ponto de encontro de treieiros de BH e região, era apenas uma porteira e uma caixa de isopor. Em 1982, ganhou o primeiro troféu (de segundo lugar no Enduro das Chuvas) e de lá para cá não parou mais. Hoje com 58 anos, o empresário e piloto valadarense Jirios Abboud acumula mais de 40 títulos regionais, 8 estaduais e 2 nacionais.

É uma vida dedicada ao motociclismo esportivo, seja na terra ou no asfalto. O professor nos últimos anos se especializou na motovelocidade (é assim que ele é conhecido nos boxes do Autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo – MG, pista predileta em que o mestre de Governador Valadares considera sua segunda casa). Já ganhou corridas em Interlagos, Santa Cruz do Sul, Londrina, Goiânia e vive atualmente o seu auge. Ele curte o fato de hoje possuir fãs do Brasil inteiro, Abboud credita o sucesso à paixão pelo que faz e ao apoio incondicional da família.

Talvez os seus torcedores mais novos não saibam, mas no currículo do professor, estão provas como o antigo e lendário Hollywood Motocross, realizada nos anos 80 e que marcou época no esporte nacional. Jirios também passou por outras modalidades como Enduro FIM, Hard Enduro, Trial, Cross Country e o Enduro de Regularidade, onde tudo começou. Por onde andou, acumulou centenas de troféus, os principais expostos na galeria que mantém em casa.

“Por ter tido contato com quase todas as modalidades, podemos considerar que o Jirios é um piloto completo. Uma modalidade complementa a outra e todas favorecem a um desempenho melhor, principalmente na motovelocidade, onde a velocidade chega perto dos 300km/h”, comenta Gustavo Jacob, presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG). Para Jacob o intercambio entre as modalidades é um exemplo a ser seguido por outros atletas.

“As modalidades se complementam e estamos sempre em busca da técnica ideal, afinal, não é fácil domar mais de 200 cavalos de potência na pista”, disse Jirios, que compete na categoria Superbike Máster 1000cc, a mais veloz e potente de todas as classes em que já competiu.

Abboud é um apaixonado pela motocicleta e os olhos chegam a lacrimejar quando pensa no significado do esporte em sua vida. “Motocicleta pra mim é tudo. Eu amo moto porque é um brinquedo emocionante, principalmente para quem está chegando à terceira idade. É a melhor distração que existe porque proporciona um prazer enorme e ainda te faz cuidar do corpo e da mente. O esporte te obriga a ter saúde”, revela o multicampeão das pistas.

Apoio da família

O sucesso dentro das pistas se reflete em casa e nos negócios. Casado, pai de seis filhos. Ele dedica sua carreira à família, aos filhos e em especial a esposa Fátima e ao irmão mais novo e companheiro de pistas Michel Abboud.

“Desde criança o Jirios é um apaixonado com esporte a motor, tanto duas quanto quatro rodas, ele sempre pilotou muito bem e depois foi se especializando no motociclismo e principalmente na mototovelocidade, onde ele se prepara, se cuida e claro, recebe todo o apoio da família”, disse o irmão Michel Abboud, que relembra uma historia que demonstra quanto ele ama o esporte. “Ano passado a filha dele ia casar numa data que coincidia com uma etapa do Brasileiro de Motovelocidade e ele então disse pra filha, ou você troca a data ou eu não irei ao seu casamento e ela prontamente atendeu ao pedido do pai”, revelou.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais