Classe 1 do Turismo Nacional tem novos vencedores na temporada em Curvelo

Vencedores inéditos, festa dos donos da casa; corridas decididas nos milésimos de segundo e carrocerias com as marcas dos inevitáveis toques. A terceira etapa do Turismo Nacional, no Circuito dos Cristais, em Curvelo, justificou a expectativa por bons pegas e confirmou a força do campeonato que mais cresce no automobilismo brasileiro. Na Classe 1, para os modelos fabricados a partir de 2017, as quatro corridas consagraram três pilotos e modelos diferentes, mais uma mostra da competitividade da disputa. A Classe 2 não ficou por menos, com uma briga emocionante entre paranaenses e catarinenses, que você acompanha em matéria à parte.

Nos 4.420m do Circuito dos Cristais, o lastro carregado pelos primeiros no campeonato mais uma vez fez a diferença. A Classe 1 ganhou a pista consagrando na primeira prova o mineiro Wilton Pena, com o Gol #53 da equipe Pace Car. Com roupa nova, ele deu a volta por cima da complicada estreia em Guaporé partindo da pole para resistir aos ataques do goiano Gabriel Correa (Ford Ka #4), com uma pilotagem defensiva nas últimas voltas e um duelo limpo que rendeu elogios dos dois lados. Um toque logo no início tirou da corrida dois dos primeiros colocados no campeonato: o Gol #00 de Edson Bueno e o Fiat Uno #87 de Gustavo Mascarenhas, que corria em casa. Na 1A, mais vez domínio do mineiro Thiago Tambasco (Onix #461). Para os líderes da Super, os irmãos Wanderson e Leandro Freitas (Gol #77), também em casa, começava um fim de semana de problemas – a bandeja da suspensão dianteira esquerda acabou quebrando duas vezes.

Inversão das 10 primeiras posições de acordo com o regulamento e, se o Peugeot 208 de Wellington Justino largou da pole, Wilton não demorou a assumir a liderança mas, desta vez, não teve chances de resistir aos ataques de Gabriel, enfrentando problemas de alimentação de combustível. O goiano venceu pela primeira vez no ano, assim como o Ford Ka. Seu conterrâneo Justino recebeu a bandeirada em segundo, com o constante gaúcho Choka Sirtuli (Onix #8) em terceiro. Outro Onix, o #33, de Felipe Carvalho, foi o melhor na 1A, enquanto Lucas Bornemann (Uno #42) venceu na 1B.

Na terceira corrida, abrindo a programação da tarde, mais um duelo entre mineiros e goianos marcou os 17 minutos de prova, mais uma volta. Se Juninho Berlanda (Mobi #17) puxava a fila, logo Gustavo Mascarenhas assumiu a liderança, sofrendo o ataque de Gabriel Correa até a bandeirada, com Berlanda em terceiro. Tambasco voltou a ser o melhor na 1A, mesmo caso de Bornemann, na 1B.

Foto: Rodrigo Gini

Correia conseguiu ser o único vencedor repetido do sábado na Super, à frente do Gol #89 de Eduardo Pawelski e do Uno de Mascarenhas. A disputa acabou neutralizada depois dos problemas no HB20 #54 de Rafa Lopes, que exigiram a entrada do safety car e fizeram o pelotão cruzar a linha de chegada em velocidade reduzida. Nada que estragasse a festa do goiano, assim como de Tambasco e Bornemann, que voltaram a dominar em suas categorias. Destaque também para a boa estreia de outro mineiro, Flávio Costa (Mobi #838), com a segunda posição na 1A.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais