Brasileiro domina categoria das motos na subida de Pikes Peak, marcada por acidente fatal. Geral é de inglês

Um dia inteiro morro acima, encarando os 19.980m e 156 curvas da montanha mais famosa do esporte motor mundial. E uma espera angustiante para quem comanda a classificação geral e das diversas categorias, sobre duas ou quatro rodas, até que seja mostrada a bandeira quadriculada no ponto de largada, encerrando a disputa. A 97ª edição da Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) chegou ao fim com vencedor inédito entre os carros e vitória inédita de classe para o Brasil nas motos.

O responsável pelo feito foi o paulista Rafael Paschoalin, com uma Yamaha MT-07 levemente preparada (com rodas da superesportiva R1 e trabalho de acerto do motor). Inscrito na categoria Pikes Peak Middleweight, ele foi o mais rápido com 10min43s880 – oitavo na geral das motos, dominada por Rennie Scaysbrook e sua Aprilia Tuono V4, com 9min44s963.

A prova acabou marcada pelo acidente fatal envolvendo o campeão dos quatro últimos anos nas motos, que havia conseguido o melhor tempo no qualificatório com o protótipo da Ducati Streetfighter V4. Carlin Dunne, de 36 anos, perdeu o controle no último quilômetro por circunstâncias não determinadas e, apesar da ação imediata das equipes de resgate, não resistiu aos ferimentos. É a sétima fatalidade em quase um século da prova.

Sobre quatro rodas, a ausência dos times oficiais e de protótipos pensados especificamente para a prova abriu caminho para um azarão: o inglês Robin Shute, com um leve protótipo Wolf TSC com motorização Honda 2.0. O tempo de 9min12s476 pode ter ficado distante do recorde estabelecido ano passado por Romain Dumas com o VW I.D R elétrico (7min57s148). O francês Raphael Astier (Porsche 911 GT3R do Team Dumas) ficou em segundo, com 9min23s721. O experiente Peter Cunningham completou o pódio geral, com um Acura TLX GT (9min24s433).

Os fortes ventos e raios no topo da montanha (4.302m) levaram a organização a reduzir o percurso para quem subiu nas duas últimas horas, com o fim deslocado para o posto de vigilância de Glen Cove – as marcas registradas não contaram para a classificação geral. As rajadas chegam a superar os 100km/h, com pressão suficiente para derrubar as motos e destruir vidros dos carros fechados.

Robin Shute, vencedor na classificação geral com o Wolf TSC Honda

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