Neozelandês Cassidy é o campeão da Superfórmula no Japão

Vitória de um ‘gaijin’ (estrangeiro) na Superformula japonesa depois de sete anos. Se a presença de nomes fortes de todo o mundo no campeonato de monopostos (que já foi F-3000 japonesa e F-Nippon) é constante, bater a forte representação local não é fácil. E o responsável pela façanha é o neozelandês Nick Cassidy. Com o Dallara do Team Tom’s, ele garantiu a supremacia da Toyota na equilibrada luta com a Honda.

Cassidy chegou ao fim de semana decisivo, em Suzuka, um ponto atrás de Naoki Yamamoto (Dallara-Honda/Dandelion). O japonês testou, nesta mesma pista, a Toro Rosso, no primeiro treino livre para o GP do Japão de F-1. A aposta na estratégia se mostrou decisiva: o neozelandês optou por largar com pneus macios e logo superou Yamamoto, que preferiu os mais duros. Pole, o espanhol Alex Palou (Dallara-Honda/TCS Nakajima) também tinha chances matemáticas, mas enfrentou problemas que o obrigaram a fazer um segundo pitstop.

Cassidy optou por fazer a troca de pneus na reta final da corrida e voltou à pista em segundo, atrás apenas de Tomoki Nojiri (Dallara-Honda/Mugen), posição que manteve até a bandeirada. Yamamoto não foi além do quinto posto, o que valeu o vice-campeonato. Substituto de Patricio O’Ward no Team Mugen Red Bull, o estoniano Juri Vips pagou pela pouca intimidade com o Dallara Honda e terminou em 18º.

Foram sete os vencedores em igual número de etapas, o que mostra o equilíbrio do campeonato. O campeão venceu a primeira prova, também em Suzuka.

Trajetória

Com 25 anos, Nick Cassidy venceu o título da F-Toyota Racing Series em seu país, antes de disputar o Europeu de F-3 pela Prema, ao lado de Felix Rosenqvist e Lance Stroll. Sem perspectivas de subir no automobilismo europeu, aceitou o convite para disputar a F-3 japonesa, de que foi campeão em 2015. Ao mesmo tempo em que foi para a Superformula, encarou também o Super GT, e levantou a taça em 2017, com o Lexus LC500 do Team Tom’s ao lado de Ryo Hirakawa. No ano passado, foi vice-campeão nos monopostos.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais