Rally da Suécia é de Elfyn Evans. Rovanpera conquista primeiro pódio

Pela primeira vez uma dupla britânica conquista o Rally da Suécia, segunda etapa do Mundial (WRC). Mais rápidos desde os estágios da sexta-feira, Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing) dominaram uma prova traiçoeira, com percurso mais curto que o previsto e vários trechos com terra em lugar da esperada neve. Com apenas um estágio no domingo (a primeira passagem pela SS Likenas foi cancelada), ele confirmou a supremacia. Foram 12s7 separando o galês do estoniano Ott Tanak (Hyundai i20NG), atual campeão mundial.

Se a vitória de Evans (sua segunda no WRC) foi de certo modo surpreendente, mais ainda foi o desfecho da luta pelo último degrau do pódio. Em seu habitat natural, o prodígio finlandês Kalle Rovanpera (filho de Harri, piloto Seat e Peugeot) levou a melhor sobre o hexacampeão Sebastien Ogier, com equipamento igual – os Yaris WRC do time oficial Toyota. Apenas 3s4 separaram os dois ao fim da última especial.

Rovanpera ainda venceu o power stage, à frente de Thierry Neuville (Hyundai i20NG) e Ogier. O belga, aliás, fez uma prova discreta, com um sexto lugar suficiente para manter a liderança. Vencedor em Monte-Carlo, ele soma 44 pontos, dois a mais que Evans. O finlandês Janne Huttunen, com um Hyundai i20 R5, foi o melhor na WRC3. Já Mads Ostberg, com o Citroën C3 R5, venceu na WRC2 (carros R5 alinhados por times oficiais).

Rally da Suécia

Mundial 2020 (WRC): segunda etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais