Tsunoda leva primeira da F2 em Spa. Brasileiros ficam sem pontos

Resultado definido pelos comissários na primeira prova da sétima etapa da F2, em Spa-Francorchamps. Se Nikita Mazepin (Hitech) cruzou a linha em primeiro, a vitória ficou com Yuki Tsunoda (Carlin). Protegido da Honda, o japonês acabou bloqueado pelo russo ao tentar a ultrapassagem na freada para a curva Les Combes, na última volta. Manobra que, embora questionável, rendeu cinco segundos de punição ao carro #24. Mick Schumacher (Prema) completou o pódio.

A corrida do sábado foi marcada pelas homenagens a Anthoine Hubert, falecido há um ano nos primeiros metros da feature race, depois cancelada. Na 19ª volta (número usado pelo francês), houve uma salva de palmas nos boxes. E Tsunoda fez questão de lembrar dele logo ao descer do carro.

Tsunoda largou da pole e liderava na quinta volta, seguido por Mazepin, quando Felipe Drugovich e Nobuharu Matsushita, companheiros na MP Motorsport, se tocaram na veloz curva Blanchimont. O paranaense tentava ultrapassar por fora mas, espremido, acabou mandando o japonês para a barreira de proteção. Com a asa dianteira danificada, foi obrigado a parar sem poder trocar os pneus (durante o virtual safety car) e não conseguiu ir além da 20ª posição.

A essa altura, Pedro Piquet se destacava com o carro da Charouz. Ele optou por largar com os pneus médios, chegou a ser o segundo e fez sua parada na 15ª das 25 voltas. Após boa disputa no pelotão intermediário, perdeu rendimento com a borracha desgastada e recebeu a bandeirada em 12º. Oitavo, o israelense Roy Nissany (Trident) assegurou a pole para a sprint race do domingo, às 6h10 (de Brasília). Guilherme Samaia (Campos) teve problemas na largada e abandonou em seguida.

Após a corrida, os comissários decidiram punir Matsushita por responsabilidade no toque com Drugovich (o japonês largará em último). Mas também desclassificaram o piloto de Maringá, que fez a troca obrigatória de pneus apenas na última volta, o que é proibido pelo regulamento.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais