Acura terá protótipo LMDh na IMSA em 2023

A semana das 24h de Daytona começa uma uma ótima notícia para o futuro da IMSA. A Acura (marca da Honda) anunciou nesta terça-feira (26) a adesão ao regulamento LMDh e o desenvolvimento de um protótipo híbrido para 2023, quando a nova geração ganhará a pista.

É a primeira das marcas envolvidas na categoria principal do campeonato a confirmar seus planos – Mazda e Cadillac (GM) também estão na disputa. No comunicado, os japoneses ainda não falam na possibilidade de alinhar o novo carro no Mundial de Endurance (WEC) ou nas 24h de Le Mans. Do ponto de vista das regras, no entanto, não haverá qualquer obstáculo. Depois de três anos de parceria com a Penske (coroada pelos títulos de 2019 e 2020), a Acura este ano é representada na IMSA pela Wayne Taylor Racing e pela Meyer Shank Racing.

Audi e Porsche já haviam anunciado projetos para alinhar os LMDh – a primeira ainda avalia possibilidades, enquanto a segunda deu sinal verde ao departamento Motorsport para levar os planos adiante. Os protótipos contarão com um sistema híbrido fornecido pela Williams Advanced Engineering e pela XTrac e usarão chassis de um dos quatro construtores homologados: Oreca, Ligier, Dallara e Multimatic. O Acura ARX-05 DPi tem base Oreca, mas a marca ainda não confirmou se a parceria será renovada.

Hypercars

No caminho oposto, a Scuderia Cameron Glickenhaus trabalha junto à IMSA para permitir a presença de seu hypercar SCG 007 no campeonato. A proposta é de adotar o mesmo Balance of Performance (BOP) do Mundial de Endurance para que não só o time, como também Toyota, Peugeot e ByKolles possam participar de provas como as 12h de Sebring e a Rolex 24.

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