Mazda deixa a IMSA no fim da temporada

Fim da linha para a Mazda no encerramento da temporada 2021 da IMSA WeatherTech Sportscar. A montadora japonesa anunciou sua saída do campeonato e confirmou que, ao menos por enquanto, não pretende desenvolver um protótipo no regulamento LMDh. Nesta temporada, a marca alinha apenas um RT24-P DPi – chassi desenvolvido pela Riley/Multimatic.

A Mazda foi uma das primeiras a aderir ao regulamento dos Daytona Prototypes, em 2017. Inicialmente teve trabalho diante das limitações aerodinâmicas do chassi original e da falta de confiabilidade do motor AER 2.0 turbo. Com a ajuda da Joest Racing e o desenvolvimento da mecânica, os resultados começaram a surgir e a primeira vitória veio nas 6h de Watkins Glen de 2019. No ano passado, foram mais duas, incluindo a das 12h de Sebring.

A justificativa usada para a decisão foi uma pesquisa do cenário da endurance e das perspectivas para a marca. Que nunca demonstrou interesse em brigar por outra vitória nas 24h de Le Mans (dominou em 1991), o que seria possível com os LMDh. A Acura (Honda) confirmou que terá um novo protótipo em 2023, e a expectativa é de que a GM (Cadillac) também confirme sua permanência. Na Europa, Audi e Porsche preparam seus LMDh, com boa possibilidade de competir na IMSA.

Indy

A Mazda já havia reduzido o investimento no automobilismo no fim de 2018, quando deixou de apoiar o programa Road to Indy – dava inclusive nome à categoria que hoje é a Indy Pro 2000. A marca japonesa seguirá seu programa com a MX-5 Cup.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais