Primeira do Império Endurance Brasil tem 32 carros e muitas novidades

O campeonato das supermáquinas inicia neste sábado (1°), em Goiânia, a temporada 2021, com caras e máquinas novas em ação. A prova de quatro horas de duração no Autódromo Ayrton Senna é o primeiro desafio do Império Endurance Brasil, com nível técnico cada vez mais elevado. A exemplo de 2020, a competição de longa duração divide os modelos em três categorias nos protótipos (P1, P2 e P3) e duas entre os GTs, (GT3 e GT4) com base no regulamento FIA, mas também com espaço para carros de gerações anteriores ou fabricados no Brasil. E com a subdivisão Light que, na GT3, reúne exemplares como o Aston Martin Vantage V12 ou a Ferrari 458.

Ao todo, 32 carros estão inscritos para essa primeira etapa. Número que tende a aumentar com os projetos em andamento e os times que pretendem disputar ao menos parte da temporada. Na P1, categoria mais rápida do campeonato, serão nove protótipos AJR-Chevrolet V8 contra o Ginetta G58-Chevrolet dos irmãos Ebrahim. Uma das novidades nos carros montados pela JLM Racing (Juliano Moro) é o exemplar da equipe RSports, com Leandro Romera, Ricardo Rodrigues e Edson Coelho Jr.

Enquanto desenvolve seu novo protótipo, a MC Tubarão troca o AJR de 2020 por um MRX-Ford Duratec na P3, com o jovem João Pedro Maia que estreia no campeonato, ao lado de Tiel de Andrade. O protótipo Sigma P2 recebeu novo chassi e ajustes mecânicos e aerodinâmicos para brigar pelo título de sua categoria.

GT3/GT4

As principais novidades estão concentradas nos Gran Turismo. Na GT3, elas aparecem com a estrela na grade dianteira. Nada menos que quatro Mercedes-AMG GT3 de nova geração se juntam ao pelotão. Guilherme Figueroa e Júlio Campos trocaram o exemplar anterior por um mais recente. Já os times de Cacá Bueno/Ricardo Baptista e Max Wilson/Maurizio Billi/Marco Billi participam pela primeira vez da competição. Ambos alinhados pela RC, de Rosinei Campos, o Meinha. Carro novo também para o trio Xandy Negrão/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis – Xandinho é o atual campeão na categoria e na geral. Outro modelos alemão está nas mãos de Alexandre Auler/Guilherme Salas.

Uma surpresa de última hora é a presença de uma McLaren 720S GT3, a primeira do tipo a andar no país, na equipe Blau. Marcelo Hahn e Allam Khodair repetem a parceria que valeu ao primeiro, ano passado, o título da divisão Pro-Am do GT Open, com o mesmo modelo, da Teo Martín. O Porsche 911 GT3R de Marcel Visconde/Ricardo Maurício completa o pelotão.

A GT4 ganha o reforço da BMW M4 da equipe Eurobike, sob a responsabilidade da MC Tubarão, com Henry Visconde/Paulo Souza/Lucas Foresti na pilotagem. A equipe do ex-piloto José David conta com a máquina montada em torno do chassi da Stock Light pela Giaffone. Com mecânica V8, ele recebeu ABS e controle de tração. Já a família Ebrahim traz de volta um Audi R8 que disputou o extinto Brasileiro de GT.

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