Lewis Hamilton lança documento por inclusão dos negros no automobilismo

Lewis Hamilton não limita seu engajamento social às palavras. Nesta terça-feira, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 apresentou o relatório da comissão que criou (Comissão Hamilton) para favorecer a diversidade no automobilismo. O documento é um diagnóstico da situação na Grã-Bretanha, com exemplos e propostas para aumentar a participação dos negros na indústria do Motorsport.

O trabalho envolveu a Real Academia de Engenharia britânica; professores, parlamentares e líderes de organizações envolvidas com o suporte à formação de profissionais negros. E com a consultoria de Martin Whitmarsh, ex-team principal da McLaren. Hamilton lembrou que a situação que viveu na escola secundária não mudou. “Não importa o quanto eu me empenhasse, ouvia que não era inteligente o suficiente. Que não tinha potencial e não teria futuro. Acabei expulso por uma coisa que não fiz. Aqui estou eu, com sete títulos mundiais e o maior número de vitórias, poles e pódios da F-1”.

O relatório ouviu especialistas, representantes das equipes, da FIA e da Motorsport UK. E chegou à conclusão de que apenas 1% dos trabalhadores a tempo pleno na F-1 é de negros. O texto faz 10 recomendações para mudar esta tendência, começando pelas escolas, com iniciativas para reduzir a evasão e aumentar o interesse. Defende a criação de bolsas de aprendizado para estudantes negros e maior estímulo aos projetos já existentes. O material foi encaminhado ao presidente da FIA Jean Todt, que elogiou o trabalho comandado por Hamilton e prometeu analisar as conclusões para propor ações conjuntas.

Confira o relatório da Comissão Hamilton (em inglês)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais