Orige e Kiryla vencem na última visita do Império Endurance Brasil a Curitiba

Vicente Orige e Gustavo Kiryla acertaram as contas com o Autódromo Internacional de Curitiba para vencer a sexta etapa do Império Endurance Brasil com o AJR #444 da Motorcar. Em junho, o catarinense e o paranaense lideravam até a última volta, quando a quebra do câmbio deu a liderança ao outro carro do time, o #11. Que desta vez concentrou a cota de problemas no time gaúcho (freio), em quatro horas de corrida movimentadas e acidentadas. A temida chuva, que antecipou o horário da largada, apareceu de leve a 50 minutos do fim, mas não interferiu no andamento da prova.

Foram nove entradas do safety car – coincidentemente os acidentes mais fortes se concentraram na categoria P3, com os MRX 72 (Carlos/Yuri Antunes); 7 (Aldoir Sette/Gustavo Bandeira/Gerson Zarpelão Jr./Rodrigo dal Pont) e 74 (Hugo Cibien/Leo Oliveira/Eduardo Souza), que liderava. Na frente, a briga acirrada entre o 11 e o 444 ganhou a companhia do Sigma P1 (Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr.), mesmo com uma rodada nas primeiras voltas que os jogou para o fim do pelotão.

Um dos lances que definiriam a disputa veio pouco antes da metade da prova. Quando superavam a McLaren 570S GT4 #42, retardatária, o Sigma e o AJR #113 (com David Muffato) se tocaram e acabaram danificados. O #113 ainda rodou e foi atingido pelo AJR #26 (Gustavo Martins, Oswaldo e Guilherme Scheer). Muffato e Queirolo ainda conseguiram retornar para somar pontos.

O duelo interno da Motorcar ganhou a companhia do AJR #99 da RSports (Leandro Romera/Edinho Coelho/Ricardo Rodrigues). Em seu stint, Marcelo Vianna, no #11, chegou a trocar de posição várias vezes com Kiryla. O tempo a mais nos boxes jogou o pole para a terceira posição, atrás também do 99. Nessa ordem eles receberam a bandeirada.

Categorias

As neutralizações na parte final ajudaram a agrupar os carros da GT3. O Mercedes AMG #8 (Guilherme Figueiroa/Júlio Campos) liderou por boa parte da corrida, mas uma rodada do primeiro na Curva 0 levou ao abandono. Melhor para a McLaren 570S #16 de Allam Khodair e Marcelo Hahn, seguidos por Cacá Bueno e Ricardo Baptista (Mercedes AMG #27) e por Ricardo Maurício e Marcel Visconde, no Porsche 911 GT3 R #55. Mesmo sem completar, a Ferrari 458 #155 (Tom Filho/Marçal Müller/Ricardo Mendes) levou na GT3 Light.

Na P2, mais uma vitória do MCR Grand-Am Ford de Fernando Poeta e Cláudio Ricci. Também da Motorcar, o MRX #56 (Gustavo Simon, Rafael Simon e Marcelo di Tripa) escapou dos problemas entre os P3 para levar a categoria.

Com a Mercedes AMG da Autlog, os líderes do campeonato Cássio Homem de Mello e André Moraes Jr. foram os melhores na GT4. Já na GT4 Light, festa dos estreantes Ayman Darwich, João Barbosa e João Gonçalves na Ginetta #121.

Despedida

Para o Endurance Brasil, o fim de semana marcou a despedida dos 3.695m de Curitiba, diante da transformação cada vez mais provável do autódromo em um empreendimento imobiliário.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais