F-4 Brasil terá promoção da Vicar. Categoria é apresentada oficialmente

Revelados os principais detalhes do quebra-cabeças da F-4 brasileira. A realização do campeonato da categoria de monopostos (que o Racemotor já havia antecipado) estará nas mãos da Vicar, que hoje já promove Stock Car, Stock Light e Turismo Nacional. A empresa fechou o acordo com a italiana Tatuus para a vinda dos 16 chassis F4 T-421 de nova geração, que começam a ser usados nas competições em 2022, com direito ao Halo. E confirmou que o pacote técnico será o mesmo adotado na Itália e na Alemanha.

O que significa a motorização Abarth 1.4 T-Jet de 176cv, acoplada a uma caixa sequencial Sadev acionada por borboletas no volante. Os pneus serão os Pirelli trazidos da Turquia, onde são produzidos os compostos para as demais séries da F-4 com a borracha italiana.

Campeão mundial de kart em 1995 e hoje empresário de pilotos, Gastão Fráguas Filho será o líder do projeto. Homologada pela FIA, a F-4 brasileira distribuirá 12 pontos ao vencedor no ranqueamento para a Superlicença, que permite a participação em testes e corridas na F-1.

O calendário para a primeira temporada prevê seis rodadas triplas. Os pilotos contarão com uma academia em que especialistas fornecerão orientações de marketing, media training, redes sociais, mecânica e eletrônica automotivas, interpretação de dados, relacionamento com a equipe, interação com engenheiros de vários campos, entre outros.

Sinergia

O projeto de trazer a categoria de entrada na pirâmide de monopostos desenhada pela FIA nasceu da reunião de vários pais de pilotos, que se uniram na Associação dos Pilotos Brasileiros de Fórmula (APBF). Inicialmente o grupo cogitou disputar a versão argentina (com chassis Mygale e motores Geely) mas, em conversas com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), decidiu mudar os planos.

Boa parte do grid, aliás, já está definida. Ricardo Gracia; Alvaro Cho, Lucas Staico, Maria Nienkotter, Pedro Clerot, Lucca Zucchini, Erick Schotten, Vinícius Tessaro, Nicolas Giaffone, Cadu Bonini e Enzo Bedani são alguns dos jovens pilotos que vão disputar a ‘F-4 Brazil certified by FIA’. Muitos deles já fizeram treinos na Europa ou participam de campeonatos no Brasil como a F-Delta, em preparação.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais