Nove brasileiros confirmados no Dakar 2022. Prova revela percurso

O maior rally do mundo apresentou os detalhes da edição 2022. O Dakar teve revelado o percurso de 12 etapas e mais de oito mil quilômetros de percurso (4.300 deles cronometrados) em 14 dias de competição pela Arábia Saudita. Também confirmou a lista de inscritos em 430 veículos entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões que encaram o desafio. Com direito a uma numerosa participação brasileira sobre quatro rodas.

Por enquanto são nove os representantes, o que deve aumentar com a indicação do navegador de Reinaldo Varela. O patriarca da ‘Família da poeira’ muda de categoria nos UTVs – troca a T4, de que foi campeão em 2017, pela T3, que reúne modelos protótipos. Também nela estão Jorge Wagenfuhr e Filipe Bianchini, com um Speed UTV desenvolvido por Robby Gordon. Na T4 a novidade é a participação de Rodrigo Luppi e Maykel Justo, com um Can-Am Maverick da South Racing. E Gustavo Gugelmin mais uma vez alinha ao lado do norte-americano Austin Jones, em um Can-Am Maverick da equipe oficial Monster Energy Can-Am.

Depois da primeira experiência ano passado, com bom desempenho em várias etapas, Marcelo Gastaldi está de volta com o Buggy Century CR6. A seu lado estará Cadu Sachs (filho do também navegador e hoje diretor do Sertões Du Sachs) – parceria iniciada justamente na prova brasileira deste ano, a bordo do modelo fabricado na África do Sul.

A novidade é a volta de um competidor verde e amarelo entre os quadriciclos. Depois de participar do Dakar em sua fase sul-americana, o maranhense Marcelo Medeiros encara as dunas sauditas pela primeira vez.

Percurso

Mais uma vez o Dakar largará de Jeddah, em 1º de janeiro, com um deslocamento de 636km até Ha’il, onde acontecerá o prólogo de 19km. Para facilitar a logística, a organizadora ASO optou por cinco etapas em laço (largada e chegada no mesmo local). Duas delas em torno de Riyadh, onde acontecerá o dia de descanso da caravana. Pilotos e navegadores completam o rally em Jeddah, dia 14. A promessa é de ainda mais areia e dunas e muita exigência na navegação.

Na edição 2022, pela primeira vez o Dakar contará pelos campeonatos mundiais de rally cross-country FIA e FIM.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais