Primeira de Scott McLaughlin na Indy. Neozelandês leva em St.Pete

Início da temporada com vencedor inédito na NTT Indycar Series (Fórmula Indy). Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet #3/Penske) mostrou que o desempenho que valeu na véspera a pole para o GP de Saint Petersburg não foi isolado. Ao fim de 100 voltas na pista de rua da Flórida, o neozelandês, tricampeão da Supercars australiana, fez sua parte, contou com a eficiência da equipe do ‘capitão’ Roger e é o primeiro líder do campeonato 2022.

Mais uma vez a corrida em St.Pete foi uma disputa de estratégias. Que ficou ainda mais forte com os novos pneus macios (reds) da Firestone; mais rápidos, mas menos resistentes. McLaughlin manteve a ponta na largada e chegou a ter cinco segundos de vantagem sobre Colton Herta (Dallara Honda #26/Andretti) – os dois largaram com os pneus vermelhos. Já Will Power (Dallara Chevy #12/Penske) fez o caminho inverso e começou com os pneus pretos, mais duros.

As primeiras paradas começaram na volta 9 das 100 (Hélio Castroneves, no Dallara Honda #06 da Meyer Shank) foi um deles. O primeiro pelotão se manteve na pista e foi ajudado pela bandeira amarela após o acidente do estreante David Malukas (Dallara Honda #18/Dale Coyne with HMD), na volta 25. No retorno à pista, Marcus Ericsson (Dallara Honda #8/Ganassi); Graham Rahal (Dallara Honda #15/Rahal Letterman) e Romain Grosjean se tocaram no pitlane, sem danos.

Alexander Rossi (Dallara Honda #27/Andretti) permaneceu na pista, mas logo teve de entrar para a primeira parada. Mesmo caso de Scott Dixon (Dallara Honda #9/Ganassi). A essa altura o atual campeão Alex Palou (Dallara Honda #10/Ganassi) avançava e se colocava como candidato à vitória. Já Herta fazia o caminho contrário, após um pitstop lento.

Perseguição

McLaughlin fez sua segunda e última parada na volta 65, uma antes de Palou e duas de Power. Com a entrada de Dixon para seu último reabastecimento e troca de pneus, o trio se isolou na frente. O segundo pelotão era comandado por Rinus VeeKay (Dallara Chevrolet #21/ECR) e contava ainda com Herta, Grosjean, Rahal, Dixon, Ericsson (punido pelo toque nos boxes), Takuma Sato (Dallara Honda #51/Dale Coyne with RWR) e o novato Christian Lundgaard (Dallara Honda #30/Rahal Letterman).

Na frente, Palou diminuiu rapidamente a distância para o líder McLaughlin e encostou definitivamente a 13 voltas do fim. Mesmo com a presença dos retardatários e a pressão do espanhol, o neozelandês manteve a calma para cruzar à frente. Power foi o terceiro. VeeKay perdeu posições na última volta para Herta (quarto) e Grosjean (quinto).

Numa estratégia de três paradas que não se mostrou a ideal, Castroneves conseguiu avançar em relação à posição de largada e cruzou a linha em 14º. Logo à frente do companheiro de time Simon Pagenaud.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais