Conselho Mundial da FIA vai discutir situação da Rússia

O futuro de pilotos e equipes russas nas competições internacionais do automobilismo será discutido nesta terça-feira (1º) pela entidade máxima da FIA. O Conselho Mundial do Esporte Motor (WMSC) se reúne de forma extraordinária para avaliar possíveis sanções ao país em resposta à invasão militar da Ucrânia.

As próprias autoridades do esporte ucraniano solicitaram à Federação que suspenda indefinidamente os competidores russos – uma das possibilidades em estudos. Desde o início dos ataques, as etapas do Mundial de Fórmula 1 e da Copa do Mundo de Turismo (WTCR), ambas em Sochi, foram canceladas. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, São Petersburgo ainda recebeu uma prova válida pela Copa do Mundo de Baja, a Baja Northern Forest. Que contou inclusive com participação brasileira (a do mineiro Cristiano Batista, nos UTVs).

A decisão do Conselho Mundial pode impactar diretamente na participação de Nikita Mazepin na F-1 2022. Uma eventual suspensão das licenças (ou o não reconhecimento da federação russa) tiraria o piloto da Haas. Na teoria, ele poderia se filiar por outro país, mas teria de encontrar algum que ainda esteja alinhado com o governo de Vladimir Putin. De quem seu pai, o bilionário Dimitri Mazepin, é forte parceiro. E ainda assim a manobra pode ser barrada pela FIA, que tem o poder de cassar a Superlicença em situações extremas.

Além de Mazepin, há pilotos (e navegadores) russos atualmente nos Mundiais de Rally; Rally Cross-Country e nas categorias de acesso à F-1 (Alex Smolyar na F-3). Daniil Kvyat tem prevista a participação no WEC com um Oreca Gibson bancado pela gigante do petróleo e gás Gazprom, por meio de sua marca G-Drive. E Robert Shwartzman é este ano um dos pilotos de desenvolvimento da Ferrari.

Futebol

No futebol, a FIFA anunciou nesta segunda-feira a suspensão da seleção da Rússia (o que a impede de brigar por vaga na repescagem para a Copa do Qatar) e dos times do país que disputam competições internacionais. Vale lembrar que os pilotos, assim como os demais esportistas russos, competem pelas federações esportivas, já que o país está suspenso pelo Comitê Olímpico Internacional devido ao escândalo de doping dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi/2014.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais