O adeus a Philippe Streiff

Morreu nesta sexta-feira (23) aos 67 anos Philippe Streiff. O francês teve uma trajetória de destaque no automobilismo interrompida no começo de 1989 em Jacarepaguá, durante a preparação para o Mundial de F1 daquele ano. A bordo de sua AGS, ele bateu na Curva do Cheirinho, voou sobre o guard-rail e, na capotagem o santantônio se rompeu. A falta de uma estrutura adequada de resgate e o tempo gasto para o transporte até um hospital – fatos comuns para a categoria na época –; contribuíram para um quadro de paraplegia.

Streiff seguiu ligado ao esporte como organizador do Masters de Kart de Paris-Bercy e incentivador de projetos para aproximar os portadores de necessidades especiais do automobilismo. Dá nome, por exemplo, ao troféu do campeonato francês de kart adaptado.

Campeão francês de F-3 em 1981 e vitorioso na F-2, o piloto de La Tronche teve a primeira chance na F-1 com um terceiro carro da Renault no GP de Portugal de 1984. No ano seguinte, fez alguns GPs por Tyrrell e Ligier e, com a segunda, conseguiu o terceiro lugar no GP da Austrália. Defendeu a Tyrrell nos dois anos seguintes completos para, em 1988, voltar à AGS pela qual correu também na F-2/F-3000. Ao todo foram 53 largadas na F1, com 11 pontos. Conseguiu ainda dois pódios na geral das 24h de Le Mans (1981 e 1984).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais