FIA inclui karts do tipo F4 em nova classe reconhecida pela entidade

Uma decisão do Conselho Mundial da FIA, reunido em Genebra (Suíça) que passou praticamente despercebida pode trazer um grande impacto para o Kart, inclusive no Brasil. A entidade máxima do automobilismo criou, na Comissão Internacional de Kart (CIK), uma Classe 4, que inclui karts movidos a eletricidade, mas também os que contam com motores quatro tempos do tipo estacionário – que no Brasil deram origem às categorias F4.

De acordo com o presidente da CIK, o indiano Akbar Ebrahim, por se tratar do caminho mais acessível para a prática do esporte, esse tipo de Kart merecia integrar o guarda-chuva de categorias reconhecidas pelo órgão. Ele lembrou que os motores estacionários também são usados para o lazer (kart indoor).

Um sinal prático da novidade já será visto em 2024. A CIK sugere que as federações e confederações nacionais usem seus rankings (ou principais competições) com esse tipo de kart para definir seus representantes no FIA Motorsport Games.

A expectativa é de que haja a elaboração de uma regulamentação internacional. A decisão também abre caminho para a criação de competições regionais e continentais com a chancela da FIA.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais