Nissan homenageia modelo histórico dos ralis com o Z Safari Rally Tribute

Muita gente talvez não saiba, mas a Nissan viveu seus momentos de destaque no Mundial de Rally (hoje conhecido como WRC). A partir da década de 1970 (ainda com a marca Datsun) e até o fim dos anos 1990, os japoneses se destacaram em provas como o Rally Safari e o Rally da Costa do Marfim com modelos lendários como o Fairlady 240Z; o 240 RS e o 200SX. Também conquistaram o título da chamada Fórmula 2 com o Sunny/Pulsar, pilotado, entre outros, por Tommi Makinen e Stig Blomqvist.

Com o lançamento do esportivo Z, mais novo representante de uma dinastia iniciada justamente pelo 240Z, a Nissan resolveu homenagear o modelo pioneiro. E aproveitou a SEMA 2023, maior evento internacional de customização de veículos, em Las Vegas (EUA) para mostrar o resultado. O Z Safari Rally Tribute traz nas cores e na decoração uma referência ao carro vencedor do East African Safari Rally (o atual Rally Safari) de 1971, com Edgar Herrmann e Hans Schüller.

A montagem e a preparação do Z Safari Rally Tribute ficaram por conta da Tommy Pike Customs, tradicional preparadora da Carolina do Norte. A ideia foi criar um modelo que, além de tudo, poderia, na teoria, encarar o Safari. Assim, ele conta com a gaiola de proteção; recebeu um kit de suspensão KW Safari que elevou em dois centímetros a altura livre do solo; teve o peso aliviado e detalhes como a colocação do estepe em posição central no porta-malas, além de ganhar farois auxiliares e reforços na estrutura.

Motor

Sob o capô está o V6 biturbo 3.0 VR30DDTT na configuração com 400cv, que joga a cavalaria nas rodas traseiras. O Z Safari Rally Tribute é apenas um exercício de estilo mas, com a participação da Nismo em seu desenvolvimento, bem que poderia levar os japoneses a criar uma versão homologada para a categoria R-GT dos ralis.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais