Kubica com a AF Corse (de Ferrari?) no WEC. André Negrão fora da Alpine

Uma quarta-feira movimentada nos bastidores do Mundial de Endurance (WEC), com novidades envolvendo a formação de equipes para a temporada 2024, que inclui as 6h de São Paulo, em Interlagos. A AF Corse, que alinha os hypercars Ferrari 499P na classe principal do campeonato, anunciou a chegada de Robert Kubica. Já a Alpine revelou os trios que comandarão seus A424 LMDh. Com Mick Schumacher e sem André Negrão.

Kubica fechou a temporada como campeão na LMP2, a bordo de um Oreca Gibson da WRT, ao lado de Louis Deletraz e Rui Andrade. Na teoria, o acordo com a AF Corse não seria garantia de que o polonês comandará um dos protótipos 499P da casa de Maranello. Afinal, a equipe criada pelo ex-piloto Amato Ferrari também disputa provas internacionais (IMSA, Asian Le Mans e European Le Mans) com os Oreca LMP2 e as Ferrari 296 GT3. Mas o ex-piloto da BMW e da Renault na F-1 testou o modelo vencedor das 24h de Le Mans em Imola.

Como a Ferrari deve manter seus dois trios para o ano que vem, uma possibilidade seria a presença de um terceiro 499P, com suporte da Richard Mille, fabricante de relógios de luxo fortemente envolvida no automobilismo – o próprio Richard Mille é o presidente da Comissão de Endurance da FIA.

Caso Kubica represente a Ferrari, será a retomada de uma história prevista para acontecer em 2012, quando ele defenderia a Scuderia na F-1. Um acidente grave no Rally Ronde di Andora de 2011 interrompeu a trajetória do piloto de Cracóvia na categoria máxima.

Surpresa

Na lista da Alpine, se a presença de Mick Schumacher era esperada, a surpresa é a ausência de André Negrão. Pelo time comandado por Phillippe Sinault, ele conquistou o título mundial da LMP2 na Superseason 2018/2019 e, no ano passado, foi vice-campeão na Hypercar.

Do grupo atual de pilotos foram mantidos Nicolas Lapierre, Mathieu Vaxiviere (parceiros do brasileiro em 2022) e Charles Milesi. Já Paul-Loup Chatin retorna à equipe. Além de Schumacher, o austríaco Ferdinand Habsburg é uma cara nova do time.

Além de opções no próprio WEC, Negrão tem a chance de se transferir para a IMSA, em que recebeu vários convites nos últimos anos.

Mick Schumacher (Foto: Alpine)

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais