Deixado de lado no Brasil, UTV híbrido avança nos ralis internacionais

Os UTVs movidos por energias renováveis e sustentáveis ganham cada vez mais espaço nas provas de rally cross-country. Assim como acontece entre os carros, as máquinas com chassi tubular e suspensões de longo curso também passaram a ganhar sistemas híbridos ou mesmo propulsão elétrica. E ganharam inclusive uma classe específica no regulamento FIA: a T3U.

O próximo Dakar (5 a 19 de janeiro, na Arábia Saudita) contará com alguns desses projetos na classe experimental Mission 1000. Um deles é o HySE-X1, mostrado em outro artigo pelo Racemotor. Outro modelo é o desenvolvido pela equipe Tigres du Désert. Nome de um grupo de engenheiros e outros profissionais da divisão de helicópteros da Airbus, na França. Com base em um Can-Am Maverick X3 XRC 2019, eles desenvolveram um sistema híbrido que auxilia o motor a combustão abastecido com biocombustível.

Não se trata exatamente de uma novidade, considerando que, em 2021, um modelo com o mesmo conceito já participava de competições no Brasil. O EXO Nb foi projetado pela Giaffone Racing em parceria com a CBMM (o chassi ganhou tratamento com uma liga de nióbio para aumento da resistência). A versão híbrida (EXO Nb Hybrid), abastecida com etanol, contou com o suporte da Weg para movimentar as rodas dianteiras com o motor elétrico.

Testado nas edições 2021 e 2022 do Sertões (nos dois casos mostrou problemas típicos de um novo conceito), o modelo não competiu este ano. E a ideia de desenvolver uma versão totalmente elétrica não se concretizou.

Giaffone EXo Nb

Linho

Outro modelo híbrido que já acelera nos ralis é o Apache APH-01, desenvolvido por um grupo franco-belga. Além da ajuda do conjunto elétrico para reduzir o consumo de gasolina, ele conta com a carroceria em fibra de linho, material biodegradável.

A Adess, por sua vez, aposta na propulsão totalmente elétrica para seu T3EV. Ele conta com dois motores de 200kW (um em cada eixo) – 50kW a mais que um carro Gen3 da Fórmula E, em um conjunto de 1.180kg, cerca de 400kg a mais que um UTV convencional. A marca criada pelo francês Stephane Choose, e que tem o CEO da Stellantis Carlos Tavares como sócio, tem alinhado seu UTV elétrico nas provas do Português de Todo Terreno. A autonomia das baterias é o principal limitador do modelo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais