Automobilismo se despede de Cale Yarborough, tri da Nascar

A última semana de 2023 foi de perdas para o automobilismo internacional. Dois dias depois da morte de Gil de Ferran, foi a vez de Cale Yarborough, aos 84 anos. Nascido em Florence County, na Carolina do Sul, conquistou os títulos da Nascar Cup Series de 1976 a 1978 – o primeiro tricampeão consecutivo, superado apenas por Jimmie Johnson, que conquistou quatro títulos em sequência. Além disso, somou 83 vitórias na divisão principal, empatado justamente com JJ.

Depois de perder o pai muito cedo, William Caleb Yarborough começou a trabalhar ainda menino nas plantações de fumo e algodão da família. Ainda assim, encontrou espaço para o esporte. Chegou a lutar boxe e mostrou potencial no futebol americano. Defendia a Universidade de Clemson quando estreou no automobilismo e, ao desfalcar o time para correr, ouviu do técnico Frank Howard que não seria ninguém nas pistas. O tempo desmentiu a profecia e Howard se tornou grande amigo do jovem campeão.

A estreia na Cup, em 1957, acabou mal. Com 18 anos, disputou a Southern 500, em Darlington (sua pista preferida), mas foi descoberto pelos comissários. Na época, apenas os maiores de 20 anos podiam alinhar.

Depois de vencer 13 vezes com o Ford da Wood Brothers, Yarborough teve passagem pela Indy. Foi décimo nas 500 Milhas de Indianápolis de 1972. Em seguida, retornou à Nascar pelo time de Junior Johnson, pelo qual conquistou os três títulos e a maior parte de suas vitórias, a bordo do #11. Com seu estilo agressivo, se transformou em um dos principais rivais do ‘King’ Richard Petty.

Briga

Em 1979, o então tricampeão viveu um momento considerado divisor de águas na história da Stock norte-americana. Lutava pela vitória da Daytona 500 com os irmãos Bobby e Donnie Allison, bateu com o segundo na última volta e, diante das câmeras, resolveu acertar as contas com a dupla. A partir dali a popularidade da Nascar decolou.

Nos anos 1980, Cale passou a competir parcialmente nas temporadas, mas seguiu vencendo. Levou a Daytona 500 em 1983 e 1984. Criou o próprio time e, depois de se alternar com Dale Jarrett, decidiu se aposentar em 1988. Como dono de equipe, venceu a Daytona 400 de 1997, com o também saudoso John Andretti.

De forma justificada, Cale Yarborough foi incluído no Hall da Fama da Nascar, em 2012. “Cale foi um dos pilotos mais firmes que a Nascar já teve. Sua combinação de talento, garra e determinação o diferenciou dos rivais, seja na pista ou nos livros de recordes. Ele era respeitado e admirado pelos adversários e pelos fãs”, destacou o CEO da Nascar Jim France.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais