Isotta Fraschini a caminho da estreia no Mundial de Endurance

A temporada 2024 do Mundial de Endurance (FIA WEC) promete ser a mais sensacional do campeonato em seu formato atual, com nove marcas representadas na classe LMH (que reúne os Hypercars e os protótipos LMDh). Será o ano do retorno da Alpine e da BMW à categoria principal; e da estreia da Lamborghini e da Isotta Fraschini. Esta última venceu a desconfiança inicial e mostrou que tem um projeto bastante concreto para andar entre gigantes como Ferrari, Toyota, Cadillac, Porsche e Peugeot.

O Tipo 6 LMH Competizione é um hypercar com motor AMG V6 3.0 biturbo e sistema híbrido que joga a energia regenerada nas rodas dianteiras. O projeto foi desenvolvido pela Michelotto, que por décadas foi um braço esportivo da Ferrari, responsável pela montagem dos modelos GT e do Ferrari Challenge, além do lendário protótipo 333SP.

Revelado em março, o Tipo 6 LMH passou por várias sequências de testes em Vallelunga, Monza, Portimão, Imola, Motorland Aragón e Estoril. Além do desenvolvimento dos componentes, um trabalho que ajudou a definir o pacote aerodinâmico definitivo para a homologação e definição do Balance of Performance (BoP).

O segundo semestre trouxe uma mudança nos planos iniciais. A equipe Vector Sport, que alinharia o Tipo 6 LMH #11 deu lugar à Duqueine. O time francês tinha planos de alinhar um segundo Isotta, mas o Automobile Club d’Ouest, organizador do WEC, rejeitou o pedido de inscrição.

Dois dos pilotos da lendária marca de Milão, que revive em torno do Tipo 6, já são conhecidos: o francês Jean-Karl Vernay, que fez boa parte dos testes, e o mexicano Alex García, campeão da European Le Mans Series na LMP3.

Versões

Além do Tipo 6 LMH Competizione, já rodam o Tipo 6 Pista (uma versão para trackdays) e o Tipo 6 Strada, uma insana versão de rua do protótipo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais