Equilíbrio no Roar before the Rolex. Pole das 24h de Daytona sai neste domingo

A primeira clássica da endurance internacional de 2024 já movimenta o Daytona International Speedway. O fim de semana no circuito misto que empresta partes do lendário oval é do Roar before the Rolex, os treinos coletivos de preparação que, nas últimas temporadas, também definem o grid para a Rolex 24, as 24h de Daytona. A julgar pelas quatro primeiras sessões, a promessa é de uma disputa bastante equilibrada.

Na GTP (protótipos LMDh), apenas um milésimo de segundo separa as duas melhores voltas. O britânico Phil Hanson, no Porsche 963 LMDh #85 da JDC Miller, marcou neste sábado 1min35s216. Na sexta, o atual campeão da IMSA Weathertech Pipo Derani (Cadillac V-Series R #31 / Whelen Action Express) andou em 1min35s217. O paulista tem novamente Jack Aitken como companheiro de equipe, que conta ainda em Daytona com Tom Blomqvist, este ano na Indy com a Meyer Shank.

Por enquanto, os Porsche privados estão na frente das duas máquinas oficiais da Porsche Penske Motorsport – Felipe Nasr é um dos pilotos do #7, ao lado de Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden, que volta a reforçar o time.

Augusto Farfus volta ao comando do BMW M Hybrid V8 #24 da Rahal Letterman, mas não fará o campeonato completo da IMSA. O paranaense pilotará nas etapas de longa duração, que compõem o Michelin Endurance Challenge.

O Lamborghini SC63 oficial (alinhado pela Iron Lynx) fica de fora das 24h de Daytona e estreará apenas nas 12h de Sebring.

LMP2

A LMP2 viu o grid aumentar com o fim da categoria no Mundial e a saída da LMP3. Um dos destaques é a estreia do Oreca Gibson #74 da Riley Motorsports, com Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon. E a presença de Felipe Massa como quarto piloto. Com apenas um treino prévio, Massa se adaptou sem grande dificuldade ao banking de Daytona e anda, em média, meio segundo acima dos melhores tempos.

GTD e GTD Pro

Nas classes para os modelos no regulamento FIA GT3, a grande novidade é a estreia dos Ford Mustang GT3, com dois exemplares oficiais e um alinhado pela Proton (na GTD). Os três se mostram competitivos desde a primeira sessão, de acordo com o Balance of Performance estabelecido pela IMSA. Além disso, a equipe AWA alinha dos Corvette Z06 GT3 R, ao lado dos dois carros da Corvette Racing / Pratt & Miller.

Na GTD Pro, mais uma vez Daniel Serra comanda a Ferrari 296 GT3 #62 da Risi Competizione, ao lado de James Calado, Alessandro Pierguidi e Davide Rigon. A tradicional equipe competirá apenas nas provas do Endurance Challenge.

Os 59 carros inscritos, divididos em suas categorias, ganham o traçado de 5,7 km a partir das 15h55 (de Brasília) deste domingo, para a qualificação que definirá a ordem de largada para o próximo sábado (27).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais