Alpine apresenta o A524 para a F-1 2024, com mudanças para superar crise

Segundo carro apresentado para o Mundial de F-1 2024. Depois da Stake (Sauber), nesta quarta-feira foi a vez da Alpine, com seu A524. Ele chega com a missão nada simples de garantir dias mais tranquilos para a equipe que se divide entre Enstone (Inglaterra) e Viry-Chatillon (França) e que, na temporada passada, viveu tempos difíceis. Dispensou o então Team Principal Ottmar Szafnauer durante o campeonato, demitiu Davide Brivio e Alan Permane (agora na Visa Cash App RB, ex-AlphaTauri) e perdeu Pat Fry para a Williams. Não foi além do sexto lugar na classificação de Construtores. Com apenas 120 pontos, contra os 280 da Aston Martin, quinta.

Matt Harman manteve o posto de diretor-técnico e comandou o projeto do A524. Se alguns conceitos do A523 prosseguem, há mudanças visíveis. O bico está mais largo e lembra um pouco o do carro da F-2. Os sidepods ganharam entradas de ar estreitas e acompanhadas de defletores. Sua parte superior é escavada com o ‘tobogã’ para canalizar o ar em direção à parte traseira do assoalho. A barbatana na carenagem do motor praticamente desaparece, o que surge como tendência para os carros deste ano.

O azul característico da marca esportiva da Renault perde ainda mais espaço e o carbono aparente toma conta da carroceria na tentativa de economizar peso. A decoração com o rosa da patrocinadora BWT em destaque aparecerá este ano em oito dos 24 GPs.

Objetivo

Um dos objetivos do projeto é tornar o A524 mais eficiente também em condições de corrida. O Alpine de 2023 muitas vezes era veloz na qualificação, mas perdia terreno ao longo das provas. Um trabalho que passa também pela unidade de potência Renault E-Tech.

Pierre Gasly e Esteban Ocon formam dupla pelo segundo ano, agora sob o comando de Bruno Famin. O dirigente francês se destacou na Peugeot Sport, coordenando os programas na Endurance e nos ralis, incluindo a participação mais recente no Dakar.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais