Stake F1, novo nome da Sauber, revela seu C44, com mudanças até na decoração

No papel, Stake F1 Team. Na prática, a boa e velha Sauber para os dois anos de transição no Mundial de Fórmula 1 até a estrutura ser absorvida pela Audi, em 2026. Longe da modéstia habitual, o time suíço revelou seu novo carro para a temporada 2024, com uma festa caprichada em Londres, sede do patrocinador principal. O C44 Ferrari traz novidades a partir do visual: sai a combinação de branco, preto e vermelho da Alfa Romeo, entra a dobradinha verde fluorescente / fibra de carbono aparente.

As novas cores são a diferença mais chamativa em relação ao C43, mas estão longe de ser a única. O time de engenheiros e projetistas comandados por James Key foi buscar inspiração nos projetos mais eficientes da temporada passada. Especialmente na McLaren, em que o projetista britânico trabalhou até março.

A complicada entrada de ar dividida retomada em 2023 dá lugar a uma forma retangular, semelhante à do MCL60. Os sidepods contam com extensões em forma de aletas que ajudam a canalizar o ar para seu interior, também uma solução usada pela McLaren. E sua parte superior traz o formato de ‘cachoeira’, direcionando o fluxo para a parte final do difusor. Já o bico se assemelha ao da Red Bull RB19, com menor inclinação em sua extremidade, junto à asa.

Além disso, o C44 passa a contar com a suspensão dianteira pull rod, em que o elemento principal liga a parte superior do cubo de roda à inferior do chassi. Um esquema que favorece a circulação do ar, mas, por outro lado, é mais sensível em termos de acerto.

Evoluções

A promessa é de um pacote de evoluções já para as primeiras provas do calendário. O C44 fará seu shakedown sexta-feira (9), em Barcelona, aproveitando um dos dias de filmagens previstos no regulamento. O ritmo dos avanços, aliás, tem sido historicamente a maior dificuldade da equipe. Se muitas vezes o começo de temporada é promissor, as poucas mudanças ao longo do ano (em relação aos concorrentes) fazem a Sauber perder terreno. A sede de Hinwil conta com um dos mais avançados túneis de vento da categoria.

“Precisamos dar um bom passo à frente e progredir em relação ao ano passado, quando não atingimos nossas expectativas. O C44 nos faz esperar muito do pacote e mostra ter um potencial impressionante”, destaca Valtteri Bottas, que volta a formar dupla com Zhou Guanyu.

Sprint Race

A Comissão de F-1 da FIA anunciou mudanças importantes para o campeonato deste ano. A primeira delas envolve a programação das Sprint Races (Interlagos volta a ser uma delas). A pole para a corrida curta será disputada às sextas-feiras. No sábado, o qualificatório para o GP propriamente dito acontecerá após a corrida curta.

Além disso, nos próximos dois anos, a pedido das equipes, o número de unidades de potência permitidas sem punições por troca aumenta de três para quatro. E a permissão para o acionamento do DRS depois de períodos de safety car acontecerá ao fim da primeira volta completada, e não mais da segunda.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais