Primeira vitória do mexicano Daniel Suarez (Chevrolet Camaro #99 / Trackhouse) em um circuito oval na Nascar Cup Series. E ao final de uma corrida imprevisível, acidentada e definida por três milésimos de segundo no Atlanta Motor Speedway. Reformado em 2021 para ganhar mais inclinação nas curvas e com uma faixa de pista mais estreita, o oval de 1,5 milha da Geórgia ganhou jeitão de superspeedway. Uma das decisões mais acertadas da Nascar nos últimos anos, como provam as 48 trocas de liderança e os 14 ponteiros nas 260 voltas.
Não faltou nem mesmo um big one, ainda na segunda volta, quando um toque de Martin Truex Jr. (Toyota Camry #19 / Joe Gibbs Racing) em Austin Dillon (Camaro #3 / RCR) envolveu outros 16 pilotos, com o vencedor Suarez entre eles. Aliás, quase todos os 37 carros se envolveram em acidentes ao longo da segunda etapa da Cup 2024.
A princípio, a prova parecia favorecer os Ford. O pole Michael McDowell (Ford Mustang #34 / Front Row) venceu o primeiro segmento e Austin Cindric (Mustang #2 / Penske) o segundo. Todd Gilliland (Mustang #38 / Front Row) e Chase Briscoe (Mustang #14 / Stewart-Haas) também lideraram e se mantiveram por boa parte da tarde / noite no primeiro pelotão. Briscoe deu adeus às chances no choque com Denny Hamlin (volta 241) que interrompeu a disputa com bandeira vermelha. Não faltaram nem mesmo confusões na entrada dos pits, como a de McDowell e William Byron (Camaro #24 / Hendrick), vencedor em Daytona. E um four wide na briga pela liderança.
A última relargada veio a seis voltas do fim e Ryan Blaney (Mustang #12 / Penske) parecia ter o controle da situação. Depois de conseguiu bloquear várias vezes os perseguidores, liderados por Kyle Busch (Camaro #8 / RCR), o atual campeão acabou emparelhado nos últimos metros. Ele, Busch e Suarez cruzaram separados por sete milésimos.
Ambetter Health 400
Nascar Cup Series: segunda etapa (Atlanta)