O Mundial FIA da Fórmula E desembarcou em uma nova casa na Itália para os dois E-Prix que abrem a fase europeia da temporada. Com a capital Roma indisponível por causa de obras na região do Eur, que recebia a competição, o Circuito Marco Simoncelli (Misano Adriatico) foi o escolhido para a sexta e a sétima corridas do ano, em um traçado reduzido, de 3.381m. Um cenário bem diferente do encontrado nas ruas romanas, com piso ondulado e muros próximos cercando trechos rápidos.
Uma das preocupações dos pilotos é o respeito aos limites de pista em meio às generosas áreas de escape pensadas para a MotoGP. Os longos trechos em reta podem provocar o mesmo fenômeno do E-Prix de São Paulo, com todos evitando liderar e buscando aproveitar ao máximo o vácuo para economizar energia.
O primeiro treino livre terminou com dobradinha da DS Penske. Jean-Eric Vergne marcou 1min17s546, 0s197 à frente de Stoffel Vandoorne. Nona posição para o líder do campeonato Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), logo à frente de Sérgio Sette Câmara (ERT), a 0s691. Lucas di Grassi (ABT Cupra) foi 14°, a 0s902.
Neste sábado a definição do grid acontece às 5h20 (horário de Brasília). A largada para o primeiro E-Prix em Misano está marcada para as 10h. Os horários se repetem no domingo.
Rookies
Misano recebeu ainda nesta sexta-feira o teste de novatos e reservas. Atualmente na F-2, o britânico Taylor Barnard terminou na frente com o carro da Neom McLaren. Superou o russo Robert Shwartzman (DS Penske). Bom desempenho de Matt Campbell, piloto oficial da Porsche na Endurance e GT, quarto com o 99X da marca alemã.
Caio Collet andou pela primeira vez com o carro da Nissan. O paulista, que disputa esse ano a Indy NXT, ficou com a décima marca, sem usar a carga máxima de energia disponível (350kW).
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