Alpine A523: mudou, mas não muito
Revelado nesta quinta-feira (15) o Alpine A523 com que o time francês sediado em Enstone (Inglaterra) buscará repetir a quarta posição entre os Construtores, agora com Pierre Gasly ao lado de Esteban Ocon. A máquina mostrada no pavilhão de eventos Printworks não trouxe grandes novidades, por dois motivos: o modelo é uma evolução clara do A522, com conceitos que inspiraram os rivais, como os ‘canhões’ na carenagem – a parte bombada junto às saídas dos escapamentos –; ou os sidepods com uma queda acentuada.
Além disso, o 523 foi flagrado por fotógrafos na segunda-feira, quando a Alpine fez seu filming day que serviu como shakedown do modelo, em Silverstone. Concebido pelo grupo comandado por Matt Harman com a participação de Pat Fry, ele também aposta na fibra de carbono exposta em várias partes para economizar peso.
Até mesmo a iniciativa de disputar os três primeiros GPs do ano (Bahrain, Arábia Saudita e Austrália) com a decoração rosa do patrocinador BWT se repete. A partir daí o A523 recupera a combinação de azul e rosa adotada no ano passado.
O team principal Ottmar Szafnauer resumiu as expectativas da Alpine para a temporada. “A meta para 2023 é simples: sermos pelos menos quartos novamente, e de modo mais convincente. O que significa terminar mais provas, pontuar mais e abandonar menos vezes por problemas do equipamento”. Para isso, muito trabalho foi feito na divisão de motores de Viry-Chatillon, numa tentativa de aumentar a confiabilidade da unidade de potência francesa, que mostrou boa evolução no ano passado.


Siga o Racemotor no: