André Negrão é vice-campeão do WEC. Título fica com o Toyota #8
A missão era digna de uma façanha e, por isso, não se confirmou. O segundo lugar nas 8h do Bahrain, sexta etapa do Mundial de Endurance (WEC) 2022 deu, a Sebastien Buemi, Brandon Hartley, Ryo Hirakawa e ao Toyota GR010 Hybrid #8 o título da temporada na classe Hypercar. Os protótipos da marca japonesa não foram ameaçados ao longo das 245 voltas pelo circuito de Sakhir. Ainda mais quando os dois Peugeot 9X8 enfrentaram problemas eletrônicos. A Gazoo Racing se deu o luxo de permitir que o #7 (José Maria López, Mike Conway e Kamui Kobayashi) superasse o outro carro do time para vencer a prova.
Depois de chegar à decisão empatados com o #8, André Negrão, Nicolas Lapierre e Mathieu Vaxiviere ficaram mesmo com o vice-campeonato, a bordo do Alpine A480 Gibson, um LMP1 que soma oito temporadas nas pistas e se despediu neste sábado. Eles receberam a bandeirada em terceiro, a duas voltas dos dois primeiros. Nas primeiras horas, ocupavam a P.5, até serem beneficiados com o tempo perdido pelos Peugeot.
Uma temporada bastante digna do piloto de Campinas e da equipe francesa, com vitórias nas 1000 Milhas de Sebring e nas 6h de Monza. O ano que vem será de retorno à LMP2 como preparação para 2024, quando a marca esportiva da Renault alinhará seu LMDh.
LMP2
Na LMP2, René Rast, Robin Frinjs e Sean Gelael foram ao alto do pódio com o Oreca-Gibson #31 da WRT. A terceira posição bastou a Antônio Felix da Costa, Will Stevens e Roberto González para ficar com o título a bordo do Oreca #38 do Team Jota. Que alinhará um novo Porsche 963 LMDh na categoria principal em 2023.
Na GTE Pro, que fez sua última corrida na história do WEC, campeonato vencido de forma dramática por James Calado, Alessandro Pier Guidi e a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse. Eles lideraram até a penúltima hora, quando enfrentaram um problema no câmbio. Ainda conseguiram terminar em quinto na bandeirada mas, ajudados pela vitória dos companheiros Miguel Molina e Antonio Fuoco (na #52) e pelo segundo lugar do Corvette C8R #64, bateram os Porsche 911 RSR do Team Manthey na pontuação final.
Matteo Cairoli, Mikkel Pedersen e Niki Leutwiler (Porsche 911 RSR #46 / Project 1) cruzaram à frente na GTE Am. Com a quarta posição, Ben Keating, Marco Sorensen e o português Henrique Chaves se sagraram campeões da categoria. Destaque para a P.3 na corrida do trio feminino da Iron Dames – Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy (Ferrari 488).
Siga o Racemotor no: