Brad Binder e KTM vencem a primeira na MotoGP em Brno
De um lado, um estreante em sua terceira corrida no Mundial de MotoGP. Do outro, a última fábrica a entrar na categoria, em 2016, sem até hoje ameaçar Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki. Num dos mais técnicos circuitos do calendário (Brno), Brad Binder e a KTM deram show para vencer pela primeira vez na competição. E comandaram um pódio sem nenhum dos grandes nomes da história recente.
O sul-africano, que largou em sétimo, fez valer a escolha de pneus – preferiu o composto médio na roda traseira. Depois do domínio inicial de Franco Morbidelli com a Yamaha M1 do Team Petronas SRT, Binder atacou o italiano de mãe brasileira a 10 voltas do fim, com segurança de veterano. E sem diminuir o ritmo, recebeu a bandeirada 5s266 à frente do piloto da moto #21, finalmente em seu primeiro pódio na MotoGP. Johann Zarco, que largou da pole, levou a limitada Ducati GP19 do Team Avintia ao terceiro lugar. Na disputa por posição, ele acabou tocando a KTM de Pol Espargaro, outro em condições de lutar pela P1. E teve de cumprir uma ‘long lap penalty’.
Segundo no grid, o líder do campeonato Fabio Quartararo (Yamaha M1/Team Petronas SRT) não conseguiu ser tão incisivo quanto nas duas corridas em Jerez. Nas primeiras voltas, escoltou Morbidelli, até começar a sofrer com o desgaste dos pneus e cair para a sétima posição final. Valentino Rossi fez o caminho oposto e, da décima posição de largada, avançou até a quinta. Atrás de Alex Rins, em boa prova com a Suzuki GSX-RR do Team Ecstar.
Maverick Viñales chegou a andar entre os cinco primeiros, mas foi outro a sofrer com os pneus e recebeu a bandeirada num nada positivo 14º lugar. Prova decepcionante também para Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati), 11º; Danilo Petrucci, 12º, com a outra moto vermelha, e Cal Crutchlow (LCR Honda), 13º.
GP da República Tcheca
Mundial de MotoGP: terceira etapa (Brno)
Siga o Racemotor no: