Carros de Derani e Negrão na primeira fila das 6h de Spa-Francorchamps
Uma sexta-feira positiva para os brasileiros nas 6h de Spa-Francorchamps, segunda etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC 2022). Dois deles viram seus carros dominar a qualificação e garantir a primeira fila do grid para a largada das 8h (de Brasília) deste sábado.
A pole ficou com o hypercar Glickenhaus 007 LMH #708 que Pipo Derani pilotará ao lado de Romain Dumas e Oliver Pla – o último foi o responsável pela volta em 2min02s771 já nos minutos iniciais da sessão. É a primeira vez que o protótipo desenvolvido pela Scuderia Glickenhaus sai na frente numa etapa do WEC.
“É um resultado fantástico. Foram muitos sonhos e trabalho até que chegássemos a esse momento. Ainda temos muito o que aprender sobre o carro e a prova é uma situação totalmente diferente, mas é muito bom começar dessa forma”, disse Derani.
Com o Alpine A480 Gibson #36, Mathieu Vaxiviere ficou a 0s228 da marca de Pla, apesar da menor potência determinada pelo BOP. O trio, que conta com André Negrão e Nicolas Lapierre, chegou à Bélgica como líder do campeonato, após a vitória em Sebring.
Favoritos à vitória (a marca dominou as cinco últimas edições da prova), os dois Toyota GR010 Hybrid não encontraram pista livre em suas tentativas. Com isso, formam a segunda fila, com o #7 (Kobayashi/Lopez/Conway) à frente do #8 (Hartley/Buemi/Hirakawa).
Nasr
Na LMP2, Felipe Nasr colocou o Oreca Gibson #5 da Penske na oitava posição. Pela manhã, ele havia sido o mais rápido da geral no último treino livre. A P.1 da categoria ficou com o Oreca #83 da AF Corse, graças à volta do italiano Alessio Rovera (2min04s246).
A Porsche confirmou seu favoritismo na GTE Pro, com direito a dobradinha. Vantagem do 911 RSR #91, de Gianmaria Bruni e Richard Lietz (2min14s301), à frente do #92, de Michael Christensen e Kevin Estre. O Aston Martin Vantage #33 (TF Sport) de Ben Keating, Henrique Chaves e Marco Sorensen comanda a fila na GTE Am.
Siga o Racemotor no: