Scott Dixon também é o mais rápido no Carb Day das 500 Milhas de Indianápolis

Ela não tinha dado as caras ao longo da programação do mês de maio, mas chegou no dia do treino que antecede as 500 Milhas de Indianápolis. A chuva ao longo da manhã sobre o Speedway impediu o início do Carb Day no horário previsto (12h, de Brasília). As condições melhoraram no começo da tarde e permitiram a bandeira verde às 14h37. Tradicionalmente a sessão tem duas horas de duração.

Mais rápido ao longo de todo o mês, o pole Scott Dixon (Dallara Honda #9/Ganassi) repetiu o feito nesta sexta-feira, ao registrar 228.323 milhas por hora (367,37 km/h). Superou Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet #22/Penske) por 0.8 milha – o francês mostrou um ritmo animador para a equipe do ‘Capitão’ Roger.

Tony Kanaan (Dallara Honda #48/Ganassi) ficou com a oitava marca do dia (225.929 mph, ou 363,51 km/h. Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank) foi o 15º mais rápido, com 225.161 mph, ou 362,28 km/h). E Pietro Fittipaldi fechou a fila com 222.173 mph (357,47 km/h).

O Carb Day tem este nome porque, antes do surgimento da injeção eletrônica nos motores, era usado para ajustar a carburação dos propulsores. Para pilotos e equipes, é a oportunidade de ajustar o carro para as condições do domingo. Por isso, as velocidades são bem mais baixas que as da qualificação e a preocupação é com a eficiência em meio ao vácuo e à turbulência constantes ao longo das 200 voltas.

Neste ano, tanto o show realizado no infield (sempre com um artista ou banda de renome mundial) quanto o Pit Stop Challenge foram cancelados por causa da pandemia.

Público máximo

A direção do IMS confirmou que todos os 135 mil ingressos vendidos para o domingo se esgotaram. Trata-se de 40% da capacidade de público total no oval mais famoso do mundo. Com isso, também a capital de Indiana e o restante do estado verão a prova pela TV aberta.

Confira aqui o grid e o Spotter Guide da edição 105 do ‘Greatest Spectacle in Racing’.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais