Deu a louca na MotoGP: pole em Brno é de Johann Zarco
Uma Ducati puxando a fila num traçado de longas retas como o de Brno não seria novidade no Mundial de MotoGP. Mas se transformou na principal surpresa da temporada. Afinal, a GP19 do Team Avintia é a menos desenvolvida entre as motos da marca italiana no grid. Johann Zarco não se preocupou com isso para garantir a pole para o GP da República Tcheca, terceira etapa da temporada, às 9h do domingo (9). E com uma vantagem incomum para o segundo colocado. O líder do campeonato Fabio Quartararo (Petronas SRT Yamaha) ficou a 0s303 do compatriota. Culpa, em parte, da queda em sua última tentativa de volta rápida.
Nos 5.403m do traçado tcheco as Yamahas não repetiram a supremacia apresentada na rodada dupla de Jerez. E mais uma vez Quartararo e Franco Morbidelli (terceiro) levaram a melhor sobre Maverick Viñales (quinto) e Valentino Rossi (10º).
O desempenho de Zarco não foi o único a chamar a atenção no treino qualificatório deste sábado. Aleix Espargaro levou a Aprilia RS-GP à quarta posição. E seu irmão Pol fecha a segunda fila, como melhor entre as KTM, logo à frente de Brad Binder. Cal Crutchlow é o melhor representante da Honda, em 12º. As duas RC123V oficiais vão fechar o grid, com Stefan Bradl em penúltimo, e Alex Marquez em último.
Alguns nomes fortes sequer superaram o Q1. Andrea Dovizioso sofreu nova queda na tentativa de avançar ao Q2 e sairá em 18º com a Ducati oficial. Quatro posições atrás do australiano Jack Miller, com a GP20 do Team Pramac. Seu companheiro de equipe Pecco Bagnaia está fora do GP e da primeira prova no Red Bull Ring, dia 15, depois de fraturar a tíbia no primeiro treino livre. Seu substituto será o também italiano Michele Pirro, tester da casa de Borgo Panigale.
GP da República Tcheca
Mundial de MotoGP: terceira etapa (Brno)
Siga o Racemotor no: