Domínio da Toyota na Stock em Goiânia. Vitórias de Zonta e Barrichello
A nova geração da Stock Car começou com domínio da estreante Toyota Gazoo Racing e vitórias de dois dos mais experientes pilotos do pelotão a bordo dos Corolla. Ricardo Zonta (RCM) e Rubens Barrichello (Full Time) levaram a melhor nas duas corridas. Os dois fizeram apostas na estratégia e aproveitaram o bom equipamento nas mãos.
Zonta largou da pole na corrida 1, tomando a primeira curva à frente de Maurício. No pelotão intermediário, os toques de costume, com a disputa pelas posições ajudadas pelo uso do push to pass. Com a abertura da janela de paradas, a RCM optou por trocar apenas o pneu traseiro esquerdo do Corolla #10, o que manteve o paranaense à frente. Enquanto isso, Rubinho e Thiago Camilo (Ipiranga Mattheis) aproveitaram para reabastecer, pensando em atacar na segunda prova.
Allam Khodair (Blau) assumiu a P2 e, sem conseguir encostar no líder, garantiu a condição de melhor Chevrolet na primeira prova, seguido por Ricardinho. Os problemas típicos de início de desenvolvimento dos novos carros acabaram provocando sete abandonos. Em décimo, depois de boa disputa com o argentino Matías Rossi (Full Time), Vítor Genz (KTF) assegurou a pole para a outra corrida do domingo.
Prova 2
O gaúcho dominou as duas primeiras voltas da segunda prova, atacado por Rubinho e Thiago Camilo. O ex-piloto da Ferrari na F1 atacou na segunda volta – Genz tinha o carro danificado por toques e abandonou em seguida com problemas mecânicos. A quebra do carro de Khodair levou à entrada do safety car, antecedendo a janela de pitstops. Desta vez, Barrichello precisou trocar apenas o pneu e retornou na frente. Em segundo, Nelsinho Piquet (Full Time), que abandonou a primeira prova com problema no semi-eixo e largou com combustível suficiente. Bruno Baptista (RCM) foi outro que se aproveitou da estratégia para completar um pódio 100% Toyota.
Após a corrida, os comissários da CBA confirmaram diversas punições. Ricardo Maurício, que saiu da pista como líder, caiu da quarta para a 13ª posição por atitude antidesportiva (ultrapassou de modo indevido Thiago Camilo no pitlane. Diego Nunes também teve 20 segundos acrescidos ao tempo total por atitude antidesportiva na disputa com Átila Abreu.
Stock Car 2020
Primeira etapa: Goiânia
Corrida 1
1 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 22 voltas
2 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 2s190
3 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 11s888
4 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 15s255
5 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 16s172
6 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 16s661
7 Rubens Barrichello (Mobil ALE Full Time Sports/Corolla) a 20s834
8 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 23s684
9 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 25s334
10 Vitor Genz (KTF Sports/Cruze) a 25s441
11 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 26s226
12 Julio Campos (Crown Racing/Cruze) a 26s774
13 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 27s357
14 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 37s011
15 Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Cruze) a 40s747
16 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 42s964
17 Pedro Cardoso (R. Mattheis Motorsport/Cruze) a 43s958
18 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 1min02s239
19 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 10 voltas
20 Gabriel Casagrande (R. Mattheis Motorsport/Cruze) a 11 voltas
21 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 11 voltas
22 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Corolla) a 13 voltas
23 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 17 voltas
24 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 19 voltas
25 Gaetano di Mauro (Vogel Motorsports/Cruze) a 19 voltas
Corrida 2
1 Rubens Barrichello (Mobil ALE Full Time Sports/Corolla), 20 voltas
2 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Corolla) a 4s887
3 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 5s643
4 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 9s424
5 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 10s194
6 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 10s365
7 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 11s233
8 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 14s075
9 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 14s872
10 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 15s790
11 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 18s468
12 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 18s544
13 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 26s065 (*)
14 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 28s111
16 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 28s522 (*)
16 Pedro Cardoso (R. Mattheis Motorsport/Cruze) a 28s747
17 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 50s737
18 Julio Campos (Crown Racing/Cruze) a 1min24s561
19 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 11 voltas
20 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 11 voltas
21 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 13 voltas
22 Vitor Genz (KTF Sports/Cruze) a 16 voltas
23 Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Cruze), a 20 voltas
24 Gabriel Casagrande (R. Mattheis Motorsport/Cruze), a 20 voltas
25 Gaetano di Mauro (Vogel Motorsports/Cruze), a 20 voltas
Campeonato
1 Rubens Barrichello – (Full Time Sports/Corolla), 38 pontos
2 Daniel Serra – (Eurofarma-RC/Cruze), 34 pontos
3 Thiago Camilo – (Ipiranga Racing/Corolla), 31 pontos
4 Ricardo Zonta – (RCM Motorsport/Corolla), 30 pontos
5 Ricardo Mauricio – (Eurofarma-RC/Cruze), 30 pontos
6 Cacá Bueno – (Crown Racing/Cruze), 29 pontos
7 Allam Khodair – (Blau Motorsport/Cruze), 26 pontos
8 Cesar Ramos – (Ipiranga Racing/Corolla), 26 pontos
9 Átila Abreu – (Shell V-Power/Cruze), 22 pontos
10 Nelson Piquet Jr – (Full Time Bassani/Corolla), 20 pontos
11 Galid Osman – (Shell V-Power/Cruze), 19 pontos
12 Matias Rossi – (Full Time Sports/Corolla), 19 pontos
13 Guilherme Salas – (KTF Sports/Cruze), 18 pontos
14 Bruno Baptista – (RCM Motorsport/Corolla), 18 pontos
15 Rafael Suzuki – (Full Time Bassani/Corolla), 14 pontos
16 Diego Nunes – (Blau Motorsport/Cruze), 13 pontos
17 Julio Campos – (Crown Racing/Cruze), 12 pontos
18 Vitor Genz – (KTF Sports/Cruze), 11 pontos
19 Denis Navarro – (Cavaleiro Sports/Cruze), 11 pontos
20 Pedro Cardoso – (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 9 pontos
21 Tuca Antoniazi – (Hot Car Competições/Cruze), 7 pontos
22 Lucas Foresti – (Vogel Motorsports/Cruze), 6 pontos
(*) punição por atitude antidesportiva
Siga o Racemotor no: