DTM revela protótipo movido a eletricidade para 2023
O Alemão de Turismo (DTM) encerrou uma era, no último fim de semana, em Hockenheim: a do envolvimento oficial das montadoras, que ajudou a criar a tradição e a força do campeonato. Com a aposentadoria do regulamento Class One, a série viverá um 2021 de transição, valendo-se de máquinas com homologação FIA GT3 sem grandes mudanças, como era a ideia inicial. E já pensa nos próximos passos. Um deles é a criação de uma categoria elétrica, que pode, inclusive, ser a atração principal a partir de 2023.
O primeiro protótipo ganhou a pista justamente na rodada dupla decisiva, para apresentar a proposta. A pedido da ITR, organizadora do DTM, o modelo foi desenvolvido pela Schaeffler, fabricante de autopeças parceira da Audi na Fórmula E. O visual é apenas uma primeira ideia, que pode ganhar as formas dos modelos dos construtores envolvidos.
A motorização elétrica proporciona potência de 1.000cv e autonomia suficiente para corridas de 30 minutos. Uma das ideias em estudos é efetuar a troca das baterias nos pitstops (de forma autônoma, com equipamentos robotizados). Nas primeiras demonstrações de pista, o DTM Electric foi pilotado por Hans-Joachim Stuck; Timo Scheider, Daniel Abt e Sophia Floersch. Os testes prosseguirão ao longo dos próximos meses, para desenvolver o pacote técnico e aproximá-lo das especificações definitivas.
Siga o Racemotor no: