Escolha diferente de pneus para o GP da Austrália na F-1

O Mundial de Fórmula 1 está de volta à Austrália no próximo fim de semana (8 a 10) depois de dois anos de ausência causada pela pandemia de Covid-19. E encontra um traçado diferente no Albert Park, em Melbourne. Para torná-lo mais veloz e fluido, a chicane das curvas 9 e 10 deu lugar a uma curva longa. E sete outros pontos da pista passaram por mudanças, com alargamentos de trajetória e novas tangências. E toda a extensão da pista recebeu nova camada de asfalto, o que diminuiu bastante as ondulações nos 5.303m.

A Pirelli resolveu acrescentar mais um fator novo para pilotos e equipes e fez uma escolha bastante incomum de compostos de pneus para o GP australiano. Se o C2 será a opção dura e a o C3 a média; o pneu com a logomarca em vermelho será o C5, mais macio da gama. Um salto que pode representar diferença nos tempos de volta de até 1 segundo. Mas que, por outro lado, trará desgaste muito maior e durabilidade reduzida.

De acordo com Mario Isola, diretor de Motorsport da fabricante italiana, o gap foi adotado depois da constatação de que os tempos com os C3 e C4 estavam mais próximos que o imaginado. “Consideramos que o Albert Park, com o traçado modificado e o novo asfalto, traria a ocasião ideal para experimentarmos essa combinação”, disse o dirigente.

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