F1 define calendário da fase europeia e início pela Áustria em julho
Martelo batido. O Mundial de Fórmula 1 ganhou, nesta terça-feira (2), a confirmação de datas e formato de suas oito primeiras etapas na temporada. O que já vinha sendo discutido nos bastidores ganhou status definitivo, com o início no Red Bull Ring, em 5 de julho. O circuito austríaco receberá outra prova no fim de semana seguinte (com o nome de GP da Styria, região em que se localiza Spielberg).
A sequência prossegue com a Hungria, dia 19, passa por mais uma rodada dupla, desta vez em Silverstone (dias 2 e 9 de agosto), depois de respeitados os 14 dias de quarentena determinados pelo governo britânico. Em seguida, o circo acelera em Barcelona (16 de agosto). Mais uma pausa e é a vez da Bélgica, na data original (30). Mesmo caso da Itália (6 de setembro). Todas sem a presença de público e com etapas da F2 e da F3.

“Nas últimas semanas trabalhamos intensamente para definir o calendário das primeiras provas de modo a começar a temporada de forma segura”, destacou o CEO da F1 (Liberty Media), Chase Carey, que prometeu para breve a divulgação do restante da temporada. Ele deixou claro que eventuais novos reflexos da pandemia de Covid-19 podem alterar os planos e disse acreditar que, até o fim do ano, seja possível a presença do público em alguns GPs. Por enquanto, o contingente estimado em cada parada será de 2 mil pessoas, com monitoramento, testagem, uso de equipamentos de proteção individual e respeito ao distanciamento, sempre que possível.
Demais etapas
A situação é menos fluida no tocante ao restante do calendário. O GP do Azerbaijão, que parecia certo, tem sua realização incerta. Com um número limitado de casos de Covid-19, o promotor local insiste na presença de público. China, Vietnã, Bahrein e Abu Dhabi têm presença hoje garantida, com boa probabilidade também para a Rússia. Asteriscos por enquanto no Japão, Cingapura e na fase americana. Estados Unidos e Brasil são os dois países com maior número de infectados pelo coronavírus. Também hoje os promotores do GP do México divulgaram comunicado em que confirmam os planos para a data original (30 de outubro a 1º de novembro).
Siga o Racemotor no: