F1 quer testar provas no sábado para definir grids

O Mundial de F1 pode ganhar já este ano um novo formato para a definição dos grids. A Liberty Media vai apresentar quinta-feira (11) à votação da FIA e dos times a proposta de corridas classificatórias ao sábados. Que seriam adotadas inicialmente, como teste, nos GPs do Canadá, Itália e de São Paulo (Interlagos).

De acordo com reportagem do inglês Andrew Benson, editor de F1 na BBC, as provas teriam 100 quilômetros de duração (um terço da distância dos GPs) e a ordem de largada decidida na sexta-feira. Além disso, também distribuiriam pontuação no campeonato para estimular a disputa.

Por outro lado, segundo Benson, cada time receberia uma premiação fixa de US$ 75 mil por corrida qualificatória – insuficiente para cobrir boa parte dos gastos e eventuais danos. Em caso de aprovação da proposta, será necessário definir como ela impactaria no uso das unidades de potência e seu limite por temporada – numa classificação tradicional, muitas vezes as distâncias são inferiores aos 100km. Para a ideia avançar, são necessários 28 votos de 30 – a FIA e a Liberty têm 10 cada, com o restante para os times.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais