F3 FIA chega à Hungria com expectativa de Fraga e Fittipaldi
Foram dois meses sem correr (em relação ao calendário original) mas, agora, a sequência é intensa. Depois das quatro corridas das duas primeiras etapas da temporada a Fórmula 3 FIA chega a um dos mais travados circuitos do calendário. Mesmo nas categorias de acesso à F1, ultrapassar nos 4.381m do Hungaroring não é tarefa das mais fáceis. O que aumenta a importância da qualificação, especialmente num grid de 30 carros. Habituados ao traçado, Igor Fraga (Charouz) e Enzo Fittipaldi (HWA Racelab) esperam um fim de semana de evolução e pontos.
O irmão mais novo de Pietro Fittipaldi foi três vezes ao pódio ano passado na pista próxima a Budapeste, pela F-Regional Europa. Para a etapa da F3, espera retomar o bom ritmo de qualificação e corrida com os pneus macios, que não estavam disponíveis na segunda rodada dupla no Red Bull Ring.
“Estou otimista, mas, ao mesmo tempo eu sei que nós precisamos ter uma melhora de desempenho, especialmente por conta das dificuldades com o aquecimento dos pneus dianteiros. Com os compostos duros o rendimento do carro foi abaixo do que aconteceu quando andamos com os macios”, destaca.
Fraga, por sua vez, tem como primeiro objetivo um fim de semana sem problemas mecânicos, que o prejudicaram nas duas etapas austríacas. Em ambas, acabou se consagrando numa das corridas como o piloto com maior número de ultrapassagens. Consequência de largar do fundo do pelotão devido às panes na bomba de combustível.
“O carro estava equilibrado na Áustria quando foi possível andar sem problemas. Como a pista na Hungria é mais técnica, isso pode nos ajudar, com diferenças maiores entre os carros. Temos que aproveitar o tempo de preparação para chegar fortes à qualificação, já que é muito mais difícil ultrapassar do que no Red Bull Ring”, explica.
Confinamento
Assim como todo o pessoal das equipes envolvidas no GP, os dois brasileiros vivem um regime de confinamento no fim de semana. Só podem deixar os respectivos hotéis para a pista, e vice-versa. Alguns adversários (caso do líder do campeonato Oscar Piastri) chegaram a ter problemas para conseguir alimentação, já que não podem sair às ruas devido às restrições impostas pelas autoridades do país.
A programação da terceira etapa da F3 FIA tem início nesta sexta-feira (17), com o treino livre (às 4h35m pelo horário brasileiro), seguido da qualificação (9h). No sábado a largada da primeira prova está marcada para as 5h25. A de domingo, também com 22 voltas, começa às 4h45.
Siga o Racemotor no: