Falta de neve faz Palmeirinha desistir do Rally da Suécia
O Rally da Suécia, segunda etapa do Mundial (WRC) começa hoje (13) em Karlstad, com percurso reduzido em função da falta de neve. Um cenário complicado para os carros da categoria principal mas, ainda mais para quem vem em seguida. O que levou Paulo Nobre, o Palmeirinha, a desistir da participação, já no local da prova.
Inscrito com o Skoda Fabia R5 da Palmeirinha Rally/Motorsport Italia (a famosa ‘porquinha’), ele levou em conta um fenômeno esperado para as especiais do país nórdico (e da vizinha Noruega, também atravessada pelo desafio). Como o uso dos pneus mais estreitos, com cravos, é obrigatório – Pirelli e Michelin sequer levaram os compostos normais de terra –, a passagem dos WRC tende a limpar a pequena camada de neve que persiste. Quem vem em seguida acaba destruindo os pregos e danificando o piso.
“A consequência é que se tem muito mais grip do que normalmente na terra até os pregos acabarem amolecendo ou sendo arrancados dos pneus. Quando se chega a um trecho minúsculo com gelo, seria um show de horror. Depois da passagem dos primeiros 15 carros, o piso vai cavar muito e formar facões gigantescos. Mais perigoso que o normal, pouquíssimo prazeiroso e com grandes chances de acidentes”, explicou Palmeirinha. Ele e o navegador Gabriel Morales voltam ao WRC na terceira etapa, o Rally do México, em março.
Siga o Racemotor no: