Ferrari revela o 499P, hypercar do retorno à classe principal da endurance

Ele já havia sido mostrado de longe, e totalmente camuflado mas ganhou formas e cores definitivas neste sábado (29). No fim de semana de suas Finais Mundiais, que reúnem os pilotos dos Challenges regionais com a 488 e apresenta uma série de atrações aos tifosi em Imola, a Ferrari revelou em detalhes seu hypercar para o retorno à classe rainha da endurance em 2023. Exatos 50 anos depois de aposentar o lendário 312PB e se concentrar nas categorias de GT – exceção feita ao 333SP, que nasceu no entanto para a venda a times privados nos anos 1990, por insistência de ‘Momo’ Moretti.

O 499P não esconde a ligação com o passado. Além de um dos exemplares para o Mundial de Endurance (WEC) carregar o número 50 – o outro será o tradicional 51 – a decoração retoma as faixas amarelas que existiam nos modelos da década de 1970.

Também foram apresentadas as especificações técnicas do quarto hypercar a alinhar no WEC, após os de Toyota, Glickenhaus e Peugeot. O motor a combustão é um V6 biturbo inspirado na unidade que equipa a 296 GT (que também estreia ano que vem, na categoria GT3), acoplado a um câmbio sequencial de sete marchas. A potência é completada pelo sistema híbrido de recuperação de energia (ERS) que jogará força nas rodas dianteiras, transformando o modelo em um 4×4 quando de seu funcionamento.

Aerodinâmica

No pacote aerodinâmico, chama a atenção a asa traseira biplana sustentada por três suportes, um deles central que se estende da barbatana a partir da tomada de ar superior.

“Nos desafiamos com a construção de uma máquina totalmente nova e bastante complexa. Um processo que envolveu diversos setores da Ferrari e também os parceiros técnicos. Temos pela frente um intenso programa de testes e muito a fazer antes da estreia, mas todos no time estão conscientes da importância do projeto e não faltarão empenho e profissionalismo”, prometeu Ferdinando Cannizzo, responsável pelo setor de desenvolvimento de protótipos e GT da Scuderia. A gestão de pista do hypercar italiano ficará com a AF Corse, parceira de quase duas décadas.

O 499P competirá pela primeira vez nas 1000 Milhas de Sebring, em março. Os trios oficiais ainda não foram confirmados, mas a tendência é de que sejam formados pelos atuais pilotos oficiais (James Calado, Antonio Fuoco, Davide Rigon, Miguel Molina e Alessio Rovera). Um nome cotado é o de Antonio Giovinazzi. De contrato renovado com a RC Eurofarma para a Stock Car, Daniel Serra deve seguir no programa GT da casa de Maranello.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais