Fim da linha para Marco Melandri. ‘Macio’ anuncia aposentadoria
A cena na primeira corrida da etapa de Donington Park do Mundial de Superbikes chegou a dar pena. Sob chuva, a Yamaha YZF-R1 #33 do Team GRT vinha na última posição, sem chance de acompanhar conjuntos piloto/moto inferiores. Aos 36 anos, Marco Melandri entendeu que é hora de pendurar definitivamente macacão e capacete. O italiano encerra a carreira profissional ao fim da temporada do WSBK.
“Não tenho mais a energia e a motivação que sempre marcaram minha carreira; não me sinto bem naquilo que eu amo desde pequeno”, justificou o piloto de Ravenna, campeão mundial das 250cc em 2002. Na MotoGP, chegou a ser vice-campeão mundial em 2005 (atrás de Valentino Rossi) com a Honda Gresini e defendeu também Aprilia, Ducati, Kawasaki e Yamaha, somando cinco vitórias.
No campeonato para as motos derivadas da produção, foram cinco temporadas completas, em que nunca terminou pior do que a quinta posição – somou mais um vice ao currículo, em 2011, de Yamaha. No ano passado, como companheiro de Chaz Davies no Team Aruba.it Ducati, concluiu a temporada em quinto – ao todo acumulou 22 vitórias e 175 pódios.
Melandri garante que quer permanecer ligado ao esporte e não descarta a montagem de uma equipe para revelar talentos, como fizeram os compatriotas Rossi e Max Biaggi. E admite que, por diversão, pode fazer ‘uma ou mais’ provas na MotoE, sem compromissos por títulos. O que promete é a busca por mais pódios até o fim do ano. “Quero terminar o campeonato e a carreira de forma digna, lutando, como sempre fiz”.
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram