Finalmente um adversário supera Bautista: a neve
Depois de nove corridas e nove vitórias, finalmente apareceu, no Mundial de Superbikes (WSBK), um adversário capaz de levar a melhor sobre o espanhol Álvaro Bautista e sua Ducati Panigale V4R do Team Aruba.it. Não na pista de Assen, já que o líder do campeonato conquistou mais uma pole, mas no céu. Uma inesperada onda de frio na Holanda trouxe uma tempestade de neve ao circuito, provocando inicialmente o adiamento e, em seguida, a mudança para o domingo da primeira corrida do fim de semana.
A sessão de qualificação, aliás, foi mais movimentada e equilibrada do que o costume, com caras novas aparecendo nas primeiras posições e diferenças menores do pelotão em relação ao dono da moto #19. Bautista registrou 1min34s740, menos de um décimo de segundo abaixo do piloto da casa Michael van der Mark, com a Yamaha YZF-R1 do Team Pata. E Markus Reiterberger conseguiu a melhor posição de largada da BMW com a nova S1000RR. O tetracampeão Jonathan Rea (KRT Kawasaki) sai apenas em oitavo – além do desempenho abaixo do esperado, uma bandeira vermelha que encerrou o treino antes do tempo limite o impediu de tentar baixar sua volta.
Se as condições meteorológicas permitirem, a programação do domingo prevê a largada para a Corrida 1 às 6h (de Brasília), com a Corrida 3 às 10h. Não será disputada a Superpole Race, mais curta, que normalmente abre as atividades do dia.
Também para o domingo ficou a Last Chance Race da Supersport 300cc, mais uma vez com a presença do brasileiro Ton Kawakami (MS Racing Yamaha). Em condições traiçoeiras, ele fechou seu grupo da qualificação em 20º e terá de lutar por um dos seis primeiros lugares na repescagem.