Fórmula 1 mostra primeiras imagens da nova geração de máquinas
Até agora, o que havia era os esboços. Enquanto as equipes e o Grupo de Trabalho Técnico (TWG) da Fórmula 1 discutem as mudanças de regras para 2021, o time comandado por Ross Brawn segue nos testes para desenvolver as novas diretrizes técnicas da categoria.
Ex-projetista da Ferrari, Nik Tombazis é o encarregado de comandar as simulações e o trabalho no túnel de vento da Sauber, em Hinwil (Suíça). Com um objetivo claro: reduzir ao máximo a turbulência provocada por quem vai à frente, para favorecer as ultrapassagens.
Há alguns meses um primeiro modelo em escala 50% (com as rodas aro 18) tem sido usado, enquanto cálculos de CFD ajudam a determinar as configurações ideais. Tombazis revelou que a média de 50% de efeito nocivo do ar para quem segue caiu para uma faixa entre 5 e 10%. “Os resultados no túnel de vento estão confirmando o que observamos nos computadores”.

Em relação ao protótipo das imagens, o projetista garante que a asa traseira e as laterais estão próximas da configuração definitiva. Por sua vez, bico e asa dianteira ainda devem evoluir.
Fica claro o desejo de limpar a superfície de aletas e defletores. Um pacote que, muitas vezes, acaba ‘sujando’ o caminho de quem segue. E aumentando a instabilidade antes mesmo da aproximação da distância de acionamento do DRS.
‘Buracos negros’
A expectativa é de que o regulamento técnico seja oficializado até outubro. Começará então o esforço dos projetistas para identificar ‘buracos negros’ e tentar driblar as restrições. Algo que se tornou habitual na história da categoria. Tombazis garantiu, no entanto, que uma das próximas etapas de seu trabalho é tentar antecipar as artimanhas imaginadas pelos gênios das pranchetas.
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram