GP da Styria na MotoGP é do estreante Jorge Martin
Primeira vitória o Mundial de MotoGP em apenas 10 corridas para Jorge Martin. O espanhol e a Ducati GP21 do Team Pramac dominaram o GP da Styria em sua segunda largada. Depois de se livrar de Joan Mir (Ecstar Suzuki) e Jack Miller (Ducati Lenovo), que saíram melhor, o piloto de 23 anos manteve uma vantagem segura sobre o atual campeão do mundo, com tranquilidade e maturidade de veterano. Um prêmio à aposta da marca italiana, que tinha a concorrência de Honda e KTM para contar com o campeão da Moto3 de 2018. Para Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), a terceira posição valeu ampliar a diferença para o também francês Johann Zarco (Pramac Ducati), sexto na bandeirada.
A corrida foi interrompida na segunda volta após um acidente impressionante com Dani Pedrosa (Red Bull KTM) e Lorenzo Savadori (Gresini Aprilia). De volta à categoria como wildcard, o pequeno espanhol caiu na Curva 3 e sua moto foi atingida pela do italiano. Com os tanques cheios, o fogo tomou a pista, o que levou a direção de prova a interrompê-la com a bandeira vermelha para a limpeza do combustível no asfalto do Red Bull Ring. Pouco mais de meia hora depois, o GP começou de novo, desta vez com 27 voltas.
Queda
Com Martin e Mir destacados, Quartararo e Miller brigavam pelo terceiro lugar até a 17ª volta, quando o australiano perdeu a frente de sua Ducati e foi parar na caixa de brita. Já à frente de Zarco, “El Diablo” se preocupou apenas em manter o lugar no pódio. Um erro de Mir na Curva 1 deu ao compatriota Martin ainda mais tranquilidade para controlar a prova e receber a bandeirada na frente.
Brad Binder (Red Bull KTM) avançou do meio do grid para terminar em quarto, seguido por Takaaki Nakagami (LCR Honda). Depois de largar da primeira fila, Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo) perdeu terreno com a escolha de pneus e ainda foi punido por não cumprir a punição de volta longa. Ficou com um discreto 11º lugar, logo atrás de Pedrosa. O piloto da moto #26 mostrou que os três anos longe da competição não comprometeram o talento. O quase aposentado Valentino Rossi (Petronas SRT Yamaha) ficou com a P.13.
Quartararo chegou aos 172 pontos, 40 a mais do que Zarco. Mir assumiu a terceira posição, com 121. O Red Bull Ring volta a receber a MotoGP no próximo domingo, desta vez para o GP da Áustria.
GP da Styria
Mundial de MotoGP: 10ª etapa (Red Bull Ring)
Siga o Racemotor no: