IMSA abre a temporada com as 24h de Daytona
Chegou a hora da primeira clássica da endurance internacional da temporada. As 24h de Daytona (Rolex 24) abrem o calendário da IMSA Weathertech e, mais do que isso, uma nova era para a principal categoria dos protótipos, a IMSA GTP. Saem os DPi e entram os LMDh, com uma proposta semelhante quanto aos chassis (produzidos por um dos quatro fabricantes homologados), mas com a presença de um sistema híbrido padronizado. Acura e Cadillac, que já estavam na competição, ganham a companhia de Porsche e BMW. A largada acontece às 15h40 (de Brasília).
A pole é do Acura ARX-06 #60 da Meyer Shank Racing, vencedora no ano passado. Do quarteto que recebeu a bandeirada na frente, apenas Oliver Jarvis não retorna – Colin Braun substitui o britânico. Tom Blomqvist, titular ao lado de Braun, Simon Pagenaud e Hélio Castroneves completam o quarteto.
Brasil também em ação no Porsche 963 #7 da Porsche Penske Motorsport, com Felipe Nasr. A marca alemã retorna com o chassi Multimatic e a parceria com o time do capitão Roger Penske. Na BMW, Augusto Farfus será um dos titulares para o campeonato no M Hybrid V8 #24.
Campeão da IMSA em 2021 (ao lado de Nasr), Pipo Derani comanda o Cadillac V-LMDh #31 da Whelen Action Express disposto a retornar ao alto do pódio depois de um ano difícil e sem vitórias.
Na LMP2, Pietro Fittipaldi comanda o Oreca-Gibson #51 da Rick Ware Racing – fará todo o campeonato com o time também presente na Nascar. Felipe Fraga volta ao Ligier JS P320 #74 da Riley Motorsports na LMP3. E Daniel Serra completa o time verde e amarelo na nova Ferrari 296 GT3 #62 da Risi, na GTD Pro.
Tráfego
Com 61 carros na pista, mais do que nunca o tráfego será um fator decisivo para os carros mais velozes. O misto do Daytona International Speedway une partes do superspeedway com um trecho interno bastante travado e estreito. Para os LMDh, a resistência e confiabilidade farão toda a diferença. Apesar dos testes intensos para desenvolver o novo pacote, sua primeira experiência de competição será justamente em um desafio de duas voltas do ponteiro.
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