IMSA em Road America é de Castroneves e Taylor
Brasil no victory lane da IMSA Weathertech pela segunda prova seguida. Se em Sebring Pipo Derani e Felipe Nasr levaram a melhor com o Cadillac DPi V.R #31 da Action Express, em Road America foi a vez de Hélio Castroneves. Ao lado do parceiro Ricky Taylor, ele levou o Acura ARX DPi #7 da Penske ao alto do pódio numa corrida traiçoeira. Que acabou decidida com seis minutos de bandeira verde no asfalto molhado em Elkhart Lake.
Uma pancada de chuva levou a direção de prova a neutralizá-la pouco antes das duas horas completadas. A piora das condições e a rodada do Porsche 911 RSR #912 de Earl Bamber/Laurens Vanthoor transformaram a bandeira amarela em vermelha. No retorno, após várias voltas atrás do safety car, com a pista bastante molhada, Helinho atacou o então líder Renger van der Zande (Cadillac DPi V.R #10/Wayne Taylor), com direito a contato, para retomar a liderança e cruzar na frente.
Ricky Taylor havia garantido a pole para o #7 na véspera, à frente do #6, o Acura comandado por Juan-Pablo Montoya e Dane Cameron. Que acabou saindo da briga pela vitória ainda no primeiro terço, depois de um erro do norte-americano. A partir daí, a pressão passou a ser dos Mazda DPi, favorecidos pelo Balance of Performance. O #77, de Oliver Jarvis/Tristan Nuñez liderava quando da interrupção, mas ainda com os pneus slicks. Com a parada necessária para a troca, em amarela, acabou caindo para o sexto lugar.
Melhor para o #31, de Derani/Nasr que, num circuito pouco favorável para os Cadillacs, escoltou o #10 e garantiu a terceira posição, importante para o campeonato. Na LMP2, melhor para o Oreca-Gibson #81 da Dragonspeed, com Ben Hanley e Hendrik Hedman.
Na GTLM, o outro Porsche (#911, de Nick Tandy/Fred Makowiecki) rodou a duas voltas do fim com o britânico no volante, abrindo caminho para a dobradinha da Corvette. P1 para o #4, de Antonio Garcia/Jordan Taylor, seguido pelo #3, de Tommy Milner/Oliver Gavin. Domínio do Lexus RC-F #12 (Vasser Sullivan), com Townsend Bell/Frankie Montecalvo.
Calendário
Diante da situação da pandemia de Covid-19 em alguns estados norte-americanos, a IMSA foi obrigada a mudar as sedes de duas etapas previstas para a Costa Leste. A prova de seis horas em Watkins Glen (próxima a Nova York), parte do Endurance Challenge, foi transferida para Road Atlanta, em 6 de setembro. E a disputa exclusiva da GTLM/GTD em Lime Rock Park acontecerá no roval de Charlotte em 10 de outubro, com a prova dos playoffs da Nascar Cup.
Siga o Racemotor no: