Início movimentado na Copa Yamaha R3 em Curvelo
Numa temporada marcada por várias novidades na Yamalube R3 bLU cRU Cup, uma coisa não mudou: o equilíbrio. O campeonato 2021 da categoria, agora com status sul-americano, teve três vencedores diferentes em quatro possíveis e a disputa feroz que tem sido marca registrada. Os pilotos estrangeiros chegaram brigando pelas primeiras posições no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Um dos traçados mais técnicos do país, com subidas, descidas, trechos velozes e outros travados, ideal para a formação dos futuros destaques da motovelocidade.
Neste ano, as duas classes (Talent, para pilotos até 23 anos e R3 Cup, acima de 23) foram divididas em grids separados. O que permitiu aumentar de 35 para 48 os inscritos, nas motos preparadas pela organização (AD78, de Alan Douglas) e sorteadas entre os participantes.
Na Talent, com 27 máquinas, Enzo Maccapani garantiu a pole para a corrida do sábado, com 2min10s543. O forte calor foi um desafio a mais para os pilotos na hora da largada. O pelotão formado por Enzo Valentim, Facundo Mora, Kevin Fontainha, Gustavo Manso, Caique Lanna e Maccapani se destacou na frente até que Valentim atacou para vencer, seguido pelo argentino Mora e por Fontainha.
No domingo, foram sete os pilotos a formar o grupo de ponta. Na última volta, Gustavo Manso assumiu a liderança para receber a bandeirada na frente, seguido de perto por Caique Lanna. Fontainha, Valentim, Fabio Florian, Kaká Fumaça e Maccapani vieram a seguir.
R3
O grid para a R3 Cup contou com 21 motos e foi liderado por Guilherme Soares, com 2min12s847. Ele, Rafael Rizada (campeão de 2020) e Hebert Pereira abriram dos demais. Mesmo depois de um tombo na véspera, Hebert pressionou Soares até a bandeirada.
Soares manteve o domínio na segunda corrida, desta vez, com uma vantagem mais confortável para os rivais. Hebert Pereira e Rafael Rizada também repetiram o resultado da véspera. Em quarto, o peruano Diego Martínez, que andava pela primeira vez na pista mineira. Seu compatriota Jesus Bryan terminou em sexto.
A segunda etapa da Yamalube R3 bLU cRU Cup está marcada para 25 a 27 deste mês, em Goiânia. Sempre na programação do Brasileiro de Motovelocidade.
European Cup
Dois brasileiros revelados pela Copa Yamaha R3 estreiam neste fim de semana na primeira edição da R3 European Cup, que fará parte da programação do Mundial de Superbikes (WSBK). Humberto ‘Turquinho’, de 15 anos (bicampeão da Cup verde e amarela) e Eduardo Burr, de 14, vão encarar em Misano (Itália) adversários de 12 países. A ideia da competição é premiar os melhores com o suporte para os próximos passos, como o Mundial de Supersport 300cc – o campeão ganha a temporada no WSSP 2022, sempre com uma R3.
Siga o Racemotor no: