Joan Mir e Suzuki, campeões improváveis na MotoGP

Um piloto que venceu pela primeira vez na MotoGP há duas semanas, no mesmo Circuito Ricardo Tormo, em Valencia. Uma marca que não comemorava um título desde 2000, com Kenny Roberts Jr. Joan Mir e a Suzuki entram para a história como campeões mundiais de 2020. Numa temporada diferente por causa da pandemia e da ausência de Marc Marquez após a primeira etapa, o piloto de Palma de Mallorca e a GSX-RR #36 souberam ser regulares enquanto os principais rivais enfrentavam altos e baixos. E puderam festejar com uma prova de antecipação um resultado improvável há alguns meses.

Um sétimo lugar no GP da Comunidade Valenciana foi suficiente para assegurar a conquista, três anos após a vitória na Moto3. Escolhido pela equipe comandada por Davide Brivio no fim de 2018, Mir teve uma primeira temporada irregular, em busca da adaptação ao equipamento. E se a maior experiência do companheiro Alex Rins poderia pesar este ano, o piloto de 23 anos soube ser rápido mesmo quando não tinha a melhor moto. Sete pódios e 11 corridas nos pontos fizeram a diferença.

O novo campeão mundial mostrou uma tranquilidade que faltou ao francês Fabio Quartararo. Primeiro líder do campeonato, o piloto da Yamaha YZR-M1 #20 (Petronas SRT) viu as últimas chances desaparecerem com uma saída de pista nos primeiros metros (dividia a freada com Maverick Viñales) e, mais tarde, com a queda na oitava volta. Seu companheiro Franco Morbidelli voltou a vencer – terceira vez no ano -, o que deu ao ítalo-brasileiro o segundo lugar na classificação. Jack Miller (Ducati GP20/Pramac) e Pol Espargaro (KTM RC16/Red Bull) completaram o pódio.

Já na volta de desaceleração, em meio à festa, o #36 da moto do espanhol foi substituído pelo #1. Para a casa de Hamamatsu, uma façanha, considerando a estrutura mais modesta que a de Honda, Yamaha e Ducati. Mir se junta a Barry Sheene, Marco Lucchinelli, Franco Uncini, Kevin Schwantz e Roberts Jr. como campeão na categoria principal com a Suzuki.

“Inacreditável. Não consigo traduzir a emoção em palavras. Quando você segue um sonho ao longo da vida e consegue alcançá-lo é incrível. Vou precisar de algum tempo para refletir sobre o que fiz”.

GP da Comunidade Valenciana

Mundial de MotoGP: 13ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais