Marc Marquez testa combustível sustentável para a MotoGP

A temporada de Marc Marquez no Mundial de MotoGP terminou dois dias depois que a do restante do grid, mas por uma boa causa. Nesta quinta (10), o hexacampeão fez um último teste no circuito de Jarama, próximo a Madri. Não com a Honda RC213V habitual, mas com uma RC213V-S, modelo homologado para as ruas equipado com um V4 semelhante ao da moto de pista, assim como a ciclística.

O foco do treino estava no tanque da moto: um combustível sustentável e ecologicamente correto, produzido a partir do tratamento de dejetos. Ele foi desenvolvido pela Repsol, petrolífera espanhola que patrocina o time oficial da marca japonesa.

Os engenheiros buscaram a opinião de #MM93 sobre a entrega de potência e eventuais mudanças no comportamento do motor. E ouviram dele o que esperavam: “Não senti diferença usando o biocombustível, que é o que se espera. Quando você reacelera, quer que os giros cresçam de forma constante, e isso depende da combustão. Na faixa máxima de potência o comportamento do motor foi perfeito”, resumiu Marquez.

Em 2024, as máquinas da categoria terão de usar pelo menos 40% de combustíveis sustentáveis, percentual que chegará a 100% em 2027.

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